Em sua palestra no Conser, o professor e teólogo Vinícius Paiva, especialista em Mariologia e Doutrina Social da Igreja, trouxe à tona a importância do diálogo espiritual para o discernimento e a sinodalidade na Igreja Católica. O ensino foi baseado na obra “Conversa no Espírito: discernimento e sinodalidade”, de Juan Antonio Guerreiro Alves e Óscar Martín López.
Paiva destacou que a Igreja, desde seu início, nasceu de uma “conversa no Espírito”, referindo-se à passagem dos Atos dos Apóstolos (At 1,14), onde os discípulos perseveravam unânimes em oração junto com Maria, a mãe de Jesus . “Não é exagero dizer que a Igreja nasceu de uma conversa”, afirmou o teólogo, explicando que esse momento foi a base da abertura para a ação do Espírito Santo, que, através do diálogo, guia a Igreja até hoje.
A palestra explorou a diferença entre debate, diálogo e conversa, com Paiva enfatizando que a “conversa no Espírito” vai além do simples intercâmbio de palavras. Segundo ele, a conversa estabelece um “canal comum”, onde os participantes depositam suas ideias e contribuições, movidos pela vontade de discernir a vontade de Deus e fortalecer a comunhão.
Ele ainda destacou alguns tipos de “conversa no Espírito” que sustentam a vida da Igreja, como a conversa espiritual, a conversa pastoral e a conversa sinodal. Esta última, segundo Paiva, é fundamental nos processos deliberativos, como o atual Sínodo sobre a Sinodalidade.
“A sinodalidade é um caminho de escuta e tomada de decisões em conjunto, sempre guiadas pelo Espírito Santo”, concluiu.
O professor prossegue com as palestras no período da tarde do segundo dia do Conser.