Subsídio da Campanha da Fraternidade 2025 Regional NE 1

Há mais de 30 anos o Regional NE 1 lança subsídios para ajudar no processo de reflexão e espiritualidade da Campanha da Fraternidade de cada ano.

A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos.

Em 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e pela realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia, acolhendo a sugestão da Comissão Episcopal Especial para a Mineração e a Ecologia Integral, foi escolhido o tema: Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

A Ecologia é a questão mais tratada pelas CF’s ao longo destes 61 anos de existência. Foram 8 as CF’s que de alguma forma abordaram essa temática:

na CF 1979, Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos; 

na CF 1986, Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, terra de irmãos; 

na CF 2002, Fraternidade e povos indígenas: Por uma terra sem males; 

na CF 2004, Fraternidade e água: Água, fonte de vida; 

na CF 2007, Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão; 

na CF 2011, Fraternidade e a Vida no Planeta: “A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22); 

na CF 2016, Casa comum, nossa responsabilidade: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,17) e 

na CF 2017, Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15). 

Portanto, neste ano, a Campanha da Fraternidade aborda outra vez a temática ambiental, com o objetivo de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra” (Objetivo Geral da CF 2025). 

A Ecologia reaparece no conjunto das CF’s de uma forma nova, como Ecologia Integral, conceito tão caro ao Papa Francisco e que é tão importante no seu projeto de um Novo Humanismo Integral e Solidário, para o qual são bases a Amizade Social, tratada na CF 2024, a Educação, tratada na CF 2022 e no Pacto Educativo Global, o Diálogo, tratado na CF 2021 e a misericórdia ou Compaixão, tratada na CF 2020.

“Para nós, a Ecologia Integral é também espiritual. Professamos com alegria e gratidão que Deus criou tudo com seu olhar amoroso. Todos os elementos materiais são bons, se orientados para a salvação dos seres humanos e de todas as criaturas. Assim, “Deus viu que tudo era muito bom!” (Gn 1,31)”.

O livro elaborado pelo nosso Regional é composto pela mensagem de Dom Geraldo Freire, secretário do Regional, roteiros para realização de cinco encontros, com temas da campanha, a saber: 1º Encontro: “Deus viu que tudo era muito bom”; 2º Encontro: “A Criação geme em dores de parto”; 3º Encontro: “Eu vi, ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-los”; 4º Encontro: “Saiu o semeador a semear sua semente” e 5º encontro: “Somos Peregrinos de Esperança”.

Todos os encontros trazem momentos importantes como a acolhida, conhecendo a Campanha da Fraternidade, Aclamação e reflexão sobre a Palavra, Orações, Cantos e propostas de gestos concretos a serem desenvolvidos no âmbito pessoal, familiar e comunitário. Também no livro é encontrada a Via Sacra e por fim, há uma Síntese do texto-base da CF 2025 para que possa internalizá-la melhor.

A elaboração foi feita pela Caritas Brasileira Regional Ceará: Antonio Adriano da Silva Leitão – Equipe de Campanhas Diocese de Crateús/Cáritas Diocesana de Crateús. Patrícia Amorim Teixeira Loureiro – Assessora da Cáritas Brasileira Regional Ceará e Coordenação  Equipe de Campanha Regional NE 1. Patrícia Freitas – Equipe de Campanhas Diocese de Limoeiro do Norte/Caritas Diocesana de Limoeiro do Norte. Pe. Joaquim J. de Sousa Costa – Diocese de Limoeiro do Norte, Regilvânia Mateus de Araújo – Coordenação da Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora – CNBB NE 1: Coordenação da Cáritas Brasileira Regional Ceará.

Revisão: Miguel Arcanjo Fernandes Brandão

Digitação/Diagramação: Nara Cristina Oliveira Pinheiro – CNBB Regional NE 1

Capa: Jurandyr Ferreira

Impressão: Mil Soluções

 

SERVIÇO

Onde adquirir: Sede da CNBB

Livraria CNBB

Rua Felino Barro, 405 Bairro de Fátima, Fortaleza/CE

(085) 3396 16-13