Secretários executivos dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reúnem a partir dessa segunda-feira, 10 de junho, na Casa Santíssima Trindade, em Belo Horizonte (MG) para seu encontro anual, organizado pela Subsecretaria de Pastoral da CNBB. Esse ano a iniciativa é desenvolvida em parceria com o regional Leste 2 da CNBB, local sede da reunião. As atividades seguem até a próxima sexta-feira, 14 de julho.
“Os secretários executivos regionais tem uma missão muito importante na ação evangelizadora da nossa Igreja, um trabalho bonito e fundamental de articulação e organização das diversas atividades do regional, auxiliando assim a presidência do regional e mantendo uma bonita comunhão entre o nacional, o regional e suas diversas dioceses”, disse o padre Jânison de Sá, subsecretário pastoral da CNBB.
Padre Jânison de Sá salienta, ainda, que os 19 regionais da CNBB favorecem o trabalho, a comunhão, o diálogo, os encontros, com um desejo sempre maior de uma ação evangelizadora eficaz em todas as regiões e realidades.
“Os secretários executivos dão essa contribuição importante na colaboração aos bispos, particularmente à presidência de cada regional, motivando, articulando e acompanhando as diversas atividades existentes no regional e sempre em comunhão com a CNBB Nacional”, explicou.
Programação
Nesta segunda-feira, 10 de julho, haverá a acolhida dos participantes e uma confraternização programada para a parte da noite. Na manhã seguinte, 11 de julho, o regional Leste 2 faz uma breve apresentação de sua estrutura e do local em que está inserido. Na sequência, o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo terá um momento de fala.
Na quarta-feira, 12 de julho, o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, será o responsável por conduzir uma formação junto aos participantes. Já no período da tarde, todos se encaminharão a Brumadinho, para o Santuário Nossa Senhora do Rosário, com o objetivo de terem contato com a temática da ecologia integral e mineração e conversarem sobre o impacto ambiental causado pelo rompimento da barragem local.
Na quinta, 13, além de uma partilha entre os secretários executivos haverá o deslocamento para Sabará, onde o bispo de Divinópolis, dom Geovane Luís da Silva, abordará a temática “Bens Culturais da Igreja” com os participantes. Por último, na sexta-feira, 14, uma missa encerrará o encontro na Casa Santíssima Trindade.
Foto de capa: Fachada da Casa Santíssima Trindade, em Belo Horizonte (MG)