Iniciou na manhã desta sexta-feira, 30, a primeira edição da Romaria de Catequistas, promovida pela Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento acontece no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, nas dependências do Santuário Nacional de Aparecida, com a participação de aproximadamente 3.400 catequistas de todo o país.
A mesa de abertura foi composta pelo arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes; pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers; pelo subsecretário adjunto de pastoral, padre Jânison de Sá Santos; e pelos membros da Comissão para Animação Bíblico-Catequética, dom Leomar Antônio Brustolin (presidente), dom Andherson Franklin Lustosa de Souza e dom Juarez Marques Sousa da Silva (membros), padre Wagner Francisco e Mariana Aparecida Venâncio (assessores).
Brilhar como estrelas
Durante a saudação, o anfitrião dom Orlando Brandes reconheceu a importância da presença dos catequistas como a razão de ser da romaria. “Aqui deste Centro de Eventos possa ecoar para todo o Brasil o que vocês vão experimentar durante estes dias. Deus abençoe este congresso!”, concluiu sua saudação.
Dom Ricardo Hoepers recordou os trabalhos desenvolvidos pela comissão e que a Romaria é a culminância de todas as atividades que estão sendo realizadas. “É um sentimento que brota do coração e emociona a gente. É uma vocação que não tem como não se entusiasmar. Daqui muitas estrelas brilharão para todo o Brasil para testemunhar que vale a pena ser catequista”.
O presidente da Comissão para Animação Bíblico-Catequética, ressaltou a multidão que veio de longe e de perto para a primeira romaria e o sentido de peregrinar até a Casa da Mãe Aparecida.
“Viemos, em primeiro lugar, para rezar, pois sem Deus nada podemos fazer. Viemos encontrar com Jesus pelas mãos de Maria. Ninguém vai voltar para casa só com a bagagem que trouxe, vai voltar mais pesada, porque voltará com o conhecimento da fé”, afirmou dom Leomar.
Mariana Venâncio saudou os catequistas a partir da inspiração bíblica escolhida para a Romaria, extraída do livro de Daniel “os que ensinam como estrelas brilharão”.
“Vocês brilham nas suas comunidades, onde testemunham a Palavra. Brilham no sorriso de todo o dia, brilham no testemunho do encontro autêntico com Jesus Cristo, brilham no olhar dos irmãos que se encontram com Jesus e tem a vida transformada”, afirmou.
Encontro com Jesus no caminho
Na celebração de abertura da Romaria, os catequistas renovaram as promessas batismais. O bispo auxiliar de Vitória e membro da Comissão, dom Andherson Franklin, presidiu o momento e refletiu o evangelho dos discípulos de Emaús ressaltando três atitudes de Jesus que inspiram os catequistas no desempenho da sua missão.
- Jesus se aproxima dos que caminhavam o coração triste;
- Jesus simula que vai um pouco mais adiante, ele olha o horizonte e indica que há o horizonte a ser trilhado
- Jesus diante de seus olhos compartilha o pão e desaparece
Momento central da celebração, os catequistas renovaram as promessas do Batismo, respondendo com convicção renuncio e creio após as perguntas feitas pelo presidente da celebração.
Ao final, catequistas entronizaram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, acompanhada das bandeiras de todos os estados brasileiros, representando o chão onde o Evangelho é anunciado.
A Romaria de Catequistas segue até o próximo domingo, 1, com momentos celebrativos, conferências e partilhas para aprofundar uma Catequese a serviço da Iniciação a Vida Cristã, com inspiração catecumenal.
Marcus Tullius | Equipe de comunicação da Romaria
Fotos: Fernanda Minichello | Equipe de comunicação da Romaria