Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – Regional Nordeste 1
HISTÓRIA
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, foi criada a 14 de outubro de 1952. Dez anos depois, com a aprovação do Plano de Emergência, na 5ª Assembléia Geral da CNBB, realizada no Rio de janeiro de 2 a 5 de abril de 1962, deu-se a criação dos Secretariados Regionais, pensados dentro de uma visão pastoral como descentralização, prolongamento e desdobramento orgânico do Secretariado Geral. Assim, estaria possibilitada a realização da pastoral de Conjunto em todo o território nacional, partindo das necessidades e problemas comuns às Dioceses integrantes de cada Regional.
Em 1964, na VI Assembléia Geral Ordinária da CNBB, realizada em Roma, em setembro/outubro, durante o Concílio Vaticano II, foram votados os desdobramentos de alguns Secretariados Regionais. Na sessão plenária do dia 30 de setembro de 1964, foi aprovado o desdobramento do Secretariado Regional Nordeste, em três Regionais: Nordeste 1 (Maranhão, Piauí e Ceará); Nordeste 2 (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas); e Nordeste 3 (Bahia e Sergipe).O objetivo principal do primeiro Plano de Pastoral do Nordeste 1 foi: “ Criar meios e condições para que a Igreja Regional se ajustasse o mais rápido possível à imagem da Igreja do Concílio Vaticano II” pois era objetivo do Plano de Pastoral Orgânica de 1968:” ser presença de Igreja como fermento no desenvolvimento da região nordestina, segundo os desígnios de Deus.”
Conforme o Plano de Emergência da CNBB, que designava para estar á frente do Regional o bispo Diocesano titular da Sede do Regional, assumiu o cargo de Secretário Regional do Nordeste, Dom Eugênio de Araujo Sales, então Administrador Apostólico da Arquidiocese de Natal e bispo auxiliar de Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas.
Na XVI Assembléia Geral do Regional Nordeste 1, realizada em Teresina-PI, de 4 a 9 de janeiro de 1980, foi votado pelos participantes do Regional Nordeste 1 o desdobramento do próprio Regional, passando a se chamar Nordeste 1, somente o Estado do Ceará. Os Estados do Maranhão e Piauí constituíram o Regional Nordeste IV. Tal votação foi ratificada pela Assembléia da CNBB Nacional, realizada em Itaici – São Paulo, de 5 a 14 de fevereiro do mesmo ano.
O Ceará abrange nove Dioceses: Fortaleza (Arquidiocese); Crato, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Tianguá.
A primeira Assembléia Geral do Regional, realizou-se, na Diocese de Limoeiro do Norte, no período de 1 a 4 de novembro de 1980, denominada, por analogia, como Assembléia Constituinte do Regional Nordeste 1/Ceará.