Inovação, inclusão e responsabilidade social no horizonte dos novos gestores
Na manhã desta quarta-feira, dia 6, foram apresentados oficialmente os novos gestores da Faculdade Católica de Fortaleza – FCF,na abertura do ano acadêmico. Pelo próximo quadriênio, Padre Francisco Antônio Francileudo será o diretor geral da instituição. “Nosso objetivo é fazer que a Faculdade Católica de Fortaleza entre na rede de pesquisa, ensino e extensão sem nada dever a outras instituições do segmento”, disse o padre, primeiro doutor em Psicologia formado no estado do Ceará.
O novo diretor geral anunciou algumas novidades, dentre elas, o início dos diálogos para a formação de uma liga de universidades católicas do Nordeste. “Já começamos a conversar com as Universidades Católicas de Pernambuco e Quixadá”, adiantou. Outra novidade é o funcionamento da FCF das 7 às 22h, sem intervalo, e a implantação, em breve, do Centro de Idiomas para o ensino das línguas bíblicas (Latim, Grego e Hebraico), línguas comerciais (Inglês, Italiano e Espanhol) e das línguas orientais (nipônica e possivelmente árabe).
A professora Lisieux D’Jesus Luzia de Araújo Rocha, nova Diretora Acadêmica da instituição, sublinhou que o trabalho nesta área se firmará sobre o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. A responsabilidade social também será levada em conta. “Inclusão digital, projetos de educação voltados para a prevenção ao suicídio já estão sendo elaborados”, disse a doutora que atualmente integra o Conselho Deliberativo da Na Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE).
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP será coordenado pelo professor Rafael Rebouças. A área de Extensão estará sob os cuidados de Padre Moésio. A instituição já começou a preparar especialização em Direito Canônico com foco nas secretárias paroquiais, em economia para ecônomos e também na área da gerontologia. Padre Antonio Ronaldo Vieira Nogueira, da Diocese de Limoeiro do Norte, coordenará o Departamento de Teologia.
Grande novidade anunciada é o Centro de Estudos de Filosofia Brasileira da Católica de Fortaleza, organismo vinculado do Departamento de Filosofia sob a coordenação de Irmã Celeste que assume seu terceiro mandato nessa serviço. O objetivo é estudar filósofos brasileiros como Lima Vaz e Farias Brito.
Uma das metas para a FCF é sua entrada mais audaz no ramo competitivo da educação superior. Para esta empreitada foi nomeada para comandar a parte administrativa financeira Vitória Grêcye Alves de Mendonça com ampla experiência em gestão. “Queremos contar com a ajuda de todos para tornar realidade nossos projetos e sonhos”, conclamou.
Chanceler preside a Missa
Após apresentação dos novos gestores, o Chanceler da instituição, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques presidiu a Missa votiva ao Espírito Santo no Outeiro da Prainha. “Não devemos procurar uma educação qualquer, mas uma iluminada pela fé que cura o ser humano e o dar uma capacidade ainda maior”, advertiu o arcebispo em sua homilia.
Dom José Antonio ainda ensinou que vem de Deus, através da fé, a luz que nos deve guiar. Esta potencializa o que é humano. Esta luz nos coloca no caminho da Ressurreição. Entanto é preciso que através de palavras e obras nos aproximemos de Deus. É o chamado que temos em ser cooperadores da verdade, disse o arcebispo recordando o lenitivo da Católica de Fortaleza.
Confira a lista completa com a titularidade e função dos novos gestores da FCF.
Diretor Geral: Prof. Dr. Pe. Francisco Antônio Francileudo
Diretora Acadêmica: Profa. Dra. Lisieux D’Jesus Luzia de Araújo Rocha
Diretora Administrativa Financeira: Esp. Vitória Grêcye Alves de Mendonça
Propedêutico / Comissão do Vestibular: Profa. Ms. Raphaela Cândido
Coord. Departamento de Filosofia: Profa. Dra. Maria Celeste de Sousa
Coord. Departamento de Teologia: Prof. Ms. Antonio Ronaldo Vieira Nogueira
Coord. Do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão: Prof. Dr. Pe. Moésio Pereira de Sousa
Por: Vanderlúcio Souza, Seminarista da Arquidiocese de Fortaleza no Bacharelado em Teologia e Jornalista (MTB 3484/CE)