A série de artigos aborda temas importantes que ajudam a pensar a evangelização nos dias atuais. Nesse aspecto, para fins de clareza da compreensão, dom Edson elaborou o texto a partir de três eixos: a perspectiva eclesiológica, a perspectiva midiática e a perspectiva pastoral. Estão didaticamente divididos em capítulos intitulados “olhares”.
No que concerne à perspectiva eclesiológica-celebrativa, estão inseridos os seguintes títulos: Renovação Eclesial inadiável; O Sacerdote mistagogo; Igreja: Corpo Místico de Cristo; A procrastinação na atualidade; A Celebração Eucarística na sociedade do espetáculo; Celebrar a beleza da fé e A Igreja pensada em “rede”.
A perspectiva referente à questão midiática compreende os artigos: Lives na Evangelização; Redes Sociais; Notícias falsas na contemporaneidade e Fomo ou Jomo? Eis a questão. O eixo pastoral está contemplado pelos artigos: Economia de Jesus; Comunhão, solidariedade e humanização; A generosidade; #fiqueemfamília; Fraternidade e vida em tempos de coronavírus; Na invisibilidade de um vírus, a visibilidade de um crucifixo que impõe silêncio; Tempo e espaço na dinâmica da Evangelização; e Pistas para a Ação Evangelizadora.
O bispo segure que esses artigos sejam analisados à luz dos objetivos da ação evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), como um apoio para uma leitura da ação pastoral.
“Não aconselhamos que sejam lidos de uma só vez: é interessante que, de acordo com a realidade vivenciada, sejam refletidos com as forças vivas das paróquias, comunidades eclesiais missionárias, pastorais, movimentos etc. Esse “novo normal” está apontando caminhos, tendências, estratégias, demandas, perguntas e respostas para evangelização no mundo urbano”, sugeriu dom Edson.
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Covid-19 e a Ação Evangelizadora da Igreja
Dom Edson salienta que a crise sanitária ocasionada pelo surto da Covid-19 repercute na ação evangelizadora, levando-os a refazer planos, adiar compromissos, reconsiderar metas. “Modifica grandemente projetos e ações imediatas, imperativos para cumprir a missão de evangelizar, sobretudo o anúncio da Palavra de Deus, a administração dos Sacramentos e o cuidado para com os últimos da sociedade”, afirma.
Mesmo diante de uma crise com tal dimensão, dom Edson reitera que a missão da Igreja no Brasil é importantíssima e não pode parar:
“Diante de nós, ela se apresenta com premência na responsabilidade de “evangelizar no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude” (Doc. CNBB 109, Objetivo Geral)”, finaliza.