Acontece de 23 a 27 de julho no hotel Praia Centro o VIII COLÓQUIO SUL AMERICANO DE DIREITO CANÔNICO. O evento é promovido pela Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. São 163 participantes representando 8 países da América do Sul: Bolívia, Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Paraguai, Peru e Brasil. O evento ainda, conta com a presença de um representante da Guatemala, país da América Central e os palestrantes vindos da Itália, Japão, Croácia, Alemanha, Polônia e Brasil, todos professores da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Na América Latina, os colóquios ocorrem a cada dois anos. As últimas três edições foram realizadas em Bogotá( Colômbia, 2012 ), Assunção ( Paraguai, 2014 ) e Buenos Aires ( Argentina, 2016 ).
Fomentar o intercâmbio de pesquisas e de experiências laborais dos Tribunais Eclesiásticos da Igreja Católica e Cooperar com a Igreja para a contínua renovação e adaptação no cumprimento das necessidades dos fiéis nós tempos atuais, são os objetivos.
Segundo a equipe coordenadora do evento “Nas duas Cartas Apostólicas, Motu próprio Mitis Iudex Dominus Iesu e Mitis et Misericors Iesu, o Papa Francisco solicita a generosa colaboração de todos os cooperadores dos Tribunais Eclesiásticos das Igrejas locais para que acudam às necessidades dos inúmeros corações de fiéis que sofrem com a dúvida sobre a validade do próprio matrimônio. Para tanto, exorta para que se busque a formação permanente e continuada, na perspectiva de maior aprendizagem e transformação.
Neste intuito, o VIII Colóquio Sul- Americano de Direito Canônico é uma grande oportunidade e renovação dos métodos na aplicação do Direito.”
Marca presença a Senhora Sueli Oliveira, Presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas.