O Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) é um importante parceiro nas ações pastorais e sociais do Regional NE 1, isso ocorre através da arrecadação de recursos oriundo do gesto concreto da Campanha da Fraternidade (Coleta Nacional da Solidariedade), realizada no Domingo de Ramos em todas as comunidades de nosso país.
Em 2019, segundo informações da Coordenação do FNS, foram repassados a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 238 projetos no Brasil. No Regional foram aprovados por meio do Edital/2019, cinco projetos, são eles:
Nº 12/2019 – Pastorais Sociais e as Políticas Públicas;
Nº 16/2019 – PJMP – De Puebla a Francisco: uma Igreja em saída para o Meio Popular;
Nº 17/2019 – Capacitação de agentes da Campanha da Fraternidade 2020;
Nº 18/2019 – Formação de Lideranças e
Nº 23/2019 – Pastoral da AIDS promovendo Incidência Política, controle social e promoção da saúde no Regional Nordeste 1.
Os projetos aprovados foram todos do EIXO 1: FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO, conforme o Edital/2019 do FNS, os valores somam R$90.650,00 e atenderam formação para lideranças pastorais através de: Seminários; Fórum de Juventude; Romaria de Jovens; Assembleias de Juventude e das Pastorais Sociais; Seminário de Comunicação; II Olimpíada da Integração Juvenil; Capacitação dos agentes da CF-2020; Capacitação para novos agentes da Pastoral da Aids; VHIVendo 2019 entre outras formações.
“Desde 2018, o FNS disponibiliza um site onde é possível acompanhar e saber como anda a evolução da prestação de contas de cada projeto, por meio do Portal da Transparência que pode ser acessado pelo endereço: www.fns.cnbb.org.br. Nele, há uma relação completa dos projetos aprovados. A CNBB também presta contas ao Ministérios da Cidadania e Justiça do Governo Federal, ao Ministério Público e ao Conselho de Assistência Social (CAS)”, conforme matéria do portal da CNBB.
Acompanhe outros projetos apoiados pelo FNS, através do portal da CNBB, também pelo site do FNS é possível acompanhar e saber a “evolução da prestação de contas de cada projeto, por meio do Portal da Transparência que pode ser acessado pelo endereço: www.fns.cnbb.org.br. Nele, há uma relação completa dos projetos aprovados. A CNBB também presta contas ao Ministérios da Cidadania e Justiça do Governo Federal, ao Ministério Público e ao Conselho de Assistência Social (CAS)”, conforme o Portal da CNBB.
- Matéria em construção.
Por: Setor de Comunicação Regional