O texto-base que norteia o evento é o Documento 107 da CNBB: Iniciação à Vida Cristã – Itinerário para formar discípulos missionários. Dele, do seu primeiro capítulo, foi colhido o lema, como revelador da mística a ser vivenciada pelos participantes. O arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antonio Peruzzo explica que um dos objetivos gerais da 4ª Semana é compreender a catequese de inspiração catecumenal a serviço da Iniciação à Vida Cristã, buscando novos caminhos para a transmissão da fé, no contexto atual.
Dentro da programação da 4ª Semana, foi pensado um cronograma a partir de aspectos importantes da temática, como por exemplo: “O anúncio de Jesus e os novos interlocutores”. “Os novos são aqueles que ainda não conheceram Jesus Cristo e estão se apresentando a procura dele. E nós precisamos apresentar a pessoa de Jesus. É como um pai que vai falar do seu time ao filho, ele não vai falar de teoria ou esquemas táticos, vai falar das vitórias, das alegrias e das conquistas do seu time de futebol e a criança vai aderir pelo entusiasmo mediante o qual o pai se expressa. No caso dos interlocutores não só apresentar as ideias e os pensamentos de Jesus Cristo, mas apresentar a pessoa de Jesus Cristo”, disse dom Peruzzo.
Outros temas também estarão em evidência no evento, dentre eles: a transmissão da fé no contexto atual; o seguimento de Jesus e o sentido da vida; a liturgia como celebração e iniciação ao mistério; a vida em comunidade que brota do encontro com Jesus; e as novas linguagens da era digital nos processos de transmissão da fé. Um momento muito especial na vivência da 4ª Semana Brasileira de Catequese será a sessão de homenagens que os participantes prestarão a seis pessoas que doam a vida à evangelização.
Como forma de preparação para a 4ª Semana Brasileira de Catequese, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética preparou um subsídio, com cinco encontros, que antecipam as reflexões gerais do evento em rodas de conversa orante que poderão ser feitas nos grupos de catequistas, conselhos pastorais e pequenas comunidades. É uma maneira de impulsionar a mística à Catequese e aos Catequistas de todo o Brasil. Ele pode ser adquirido no site da Editora da CNBB (clique aqui!).
“Na prece de gratidão a Deus pelo dom da vida, vocação e missão de cada um desses nossos irmãos, manifestaremos nossa alegria por todos os Catequistas do Brasil que respondem com generosidade a Deus que chama a cada um para viver e transmitir a fé. Será mais uma oportunidade para dizer que nós ouvimos e sabemos que Ele (Jesus) é o Salvador do mundo”, finaliza padre Antonio Marcos Depizzoli, assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.
Confira a programação completa do evento no site da Comissão (acesse aqui!).