O Conselho Missionário de Seminaristas – COMISE, do Regional NE 1, realizou no último sábado, 16 de novembro, um encontro de espiritualidade missionária para seminaristas das dioceses do Ceará. O momento foi sediado na casa de formação do Seminário de Teologia Imaculada Conceição da Diocese de Sobral, em Fortaleza.
Teve como tema central: “A missionariedade na vida do futuro presbítero”. A programação teve início com a Missa de Abertura presidida por Dom José Antonio Aparecido Tosi, arcebispo emérito da Arquidiocese de Fortaleza e concelebrada pelos padres: Eudes Cruz, reitor do Seminário de Teologia de Sobral; Raimundo Nonato, reitor do Seminário de Filosofia e Teologia da Diocese de Tianguá e Padre Uli Endres, vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Sobral.
Participaram seminaristas das dioceses de: Sobral, Itapipoca, Iguatu, Tianguá, Crato, Quixadá, Crateús e arquidiocese de Fortaleza.
Dando continuidade, Dom Antonio ministrou a formação de acordo com a temática central. Em sua fala, o epíscopo compartilhou suas experiências pastorais, desde o sacerdócio até sua nomeação ao episcopado, e ressaltou que nunca disse “não” às missões que lhe eram confiadas. “A formação missionária dos futuros presbíteros se dá pelo contato com Deus, na oração; com a Igreja, na comunhão; e com o povo, pois, o padre é formado para servir ao povo de Deus”, disse.
A Irmã Sônia, do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras – PIME, deu seu testemunho e destacou o desafio de ter deixado sua terra natal (Itália) para realizar sua missão no Brasil. “O difícil não é partir em missão, mas permanecer. É gratificante estar no meio das pessoas que me reconhecem como sinal da presença de Deus”, destacou.
Finalizando, houve o momento de partilha e planejamento do próximo encontro, que será na Diocese de Crato em 2025. No final da tarde, os seminaristas puderam confraternizar através de um jantar e momento fraterno.
Texto do Instagram do COMISE.
Fotos: COMISE