A manhã desta quarta-feira, dia 7 de março, foi de formação para as secretárias – e secretários – paroquiais. A capacitação teve como objetivo central o novo modelo de gestão SGCP – Sistema de Gestão Canônico Pastoral.
De acordo com Wandemburgo Santana, membro do Economato da Cúria Diocesana, desde o começo do ano esta tem sido a proposta do bispo, Dom Gilberto: formar para bem servir. Assim, o sistema SGCP vem a ser “uma ferramenta que ajuda bastante na Secretaria Paroquial, porque abrange todos os setores que a paróquia precisa: dízimo, sacramento, financeiro, contábil..”.
Para Samara Oliveira, secretária na Paróquia São José do Limoeiro, em Juazeiro do Norte, a formação facilita o trabalho em dois sentidos: manter o contato entre as outras secretárias, o que permite uma unidade entre elas, e a eliminação de alguma barreira que vier a existir. “Acaba sendo um momento de confraternização, para unir os laços entre as paróquias, por exemplo, não tem mais aquela diferença entre o que a ‘paróquia A’ faz, ou o que a ‘paróquia B’ faz, porque todas passam a falar uma mesma linguagem”, afirmou.
O bispo dom Gilberto Pastana também esteve presente e destacou que a “capacitação deve ser contínua, para tirar dúvida e fazer orientações”.
O SGCP está implantado em quase todas as paróquias da Diocese de Crato. E a intenção é continuar promovendo essas formações, para que as secretárias e secretários possam utilizar melhor o sistema a serviço do povo, disse Wandemburgo Santana.
Entrevista e fotos: Patrícia Silva
Reportagem: Patrícia Mirelly