Há quase um século, o rádio faz parte da vida dos brasileiros e este é um verdadeiro marco para a comunicação no país. Reconhecendo o valor deste meio e o significativo papel das emissoras católicas na difusão dos valores do Evangelho, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anuncia a realização do primeiro Censo do Rádio Católico no Brasil.
Fruto de uma parceria com a Rede Católica de Rádio (RCR) e Signis Brasil, o Censo será uma importante ferramenta no trabalho missionário. “Uma oportunidade para promover unidade, crescermos juntos como Igreja e nos comunicarmos com mais eficácia e propósito”, diz a carta enviada pelos organizadores do censo às emissoras de rádios católicas.
O Censo
A pesquisa, realizada por meio de um formulário online, é enviada e direcionada às emissoras de rádios católicas, sejam estas comerciais, educativas ou comunitárias; pertencentes a arqui/dioceses, fundações, associações, paróquias, congregações religiosas etc.
O objetivo, segundo os organizadores é, além de entender como as emissoras de rádios se organizam, onde estão e o que fazem; trazer um panorama da real situação destes veículos, os desafios comuns e particulares, assim como, a possibilidade de encontrar caminhos para apoio mútuo.
“Espírito sinodal é o que Papa Francisco nos pede. Caminhar juntos e em comunhão é preciso! Ações comuns, partilha de experiências, união de forças e estratégias para fortalecer nossas emissoras e possibilitar integrar nossas rádios e a Igreja no Brasil. E isso só será possível com os dados obtidos através do censo”, afirmam os organizadores do censo.
Saiba mais
- Dom Mol anuncia oficialmente a realização do primeiro censo das emissoras de Rádio Católicas
- Diretoria da RCR aponta perspectivas para a realização do primeiro censo das rádios de inspiração católica no Brasil
- Conselho Permanente aprova a realização do censo das rádios católicas do Brasil