Dom José Antonio celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral neste dia 08/12

Neste domingo, 8 de dezembro de 2024, a Arquidiocese de Fortaleza se alegra e celebra com grande júbilo os 50 anos de ordenação presbiteral de Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo emérito de Fortaleza. Este marco significativo na vida do jubilando é uma ocasião especial para a Igreja, que reconhece com gratidão e reconhecimento a dedicação e o serviço incansável deste sacerdote, que ao longo de meio século tem sido um fiel servidor do Evangelho e do povo de Deus.

A celebração do Jubileu de Ouro de sua ordenação é uma oportunidade para refletir sobre a missão de Dom José Antonio, marcada por um ministério profundamente comprometido com a evangelização, a pastoral e a construção do Reino de Deus. Sua caminhada de fé e pastoreio tem sido um exemplo de amor e entrega à Igreja, tendo ele atuado com zelo e dedicação no cuidado do rebanho que lhe foi confiado.

A Arquidiocese de Fortaleza se reúne em ação de graças por tudo o que Dom José Antonio tem feito ao longo desses 50 anos de sacerdócio, e sua ordenação é lembrada como um momento de grande bênção para a nossa Igreja particular e para todos os fiéis que tiveram a oportunidade de ser tocados por sua vida e sua missão. Este Jubileu é também uma oportunidade para renovar o compromisso de seguir o exemplo de Cristo, como verdadeiro pastor, guiando e cuidando do povo de Deus com amor, compaixão e fidelidade.

História de Dom José Antonio

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques nasceu em Jaú, SP, na Diocese de São Carlos, no Brasil, no dia 13 de maio de 1948. Ele foi o primeiro de seis filhos, de Antonio Marques de Toledo e Arminda Tosi Marques, ambos já falecidos. A família se mudou para Barra Bonita, SP, em 1953, onde Dom José cresceu e iniciou sua caminhada de fé.

A vocação sacerdotal de Dom José iniciou com sua ordenação diaconal em 2 de dezembro de 1973, na Catedral de São Carlos Borromeu, pelas mãos de Dom Constantino Amstalden, Bispo Administrador Apostólico de São Carlos. Um ano depois, no dia 8 de dezembro de 1974, ele foi ordenado presbítero na Igreja de Santo Antônio, Paróquia de São José, em Barra Bonita, também pelas mãos de Dom Constantino.

Foi ordenado Bispo pelas mãos do Cardeal Lucas Moreira Neves, O. P., aos 20 de setembro de 1991, na Catedral de São Carlos Borromeu, na Cidade e Diocese de São Carlos, São Paulo, tendo sido nomeado para bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Ao longo desses 50 anos de sacerdócio, Dom José Antônio tem dedicado sua vida à Igreja, servindo ao povo de Deus com zelo, dedicação e amor. Sua ordenação presbiteral, celebrada neste domingo, 8 de dezembro de 2024, marca um importante jubileu, não só para ele, mas para toda a Arquidiocese de Fortaleza, que se alegra por este longo e frutífero ministério.

Ao longo desses anos anos Dom José Antonio, foi presidente do Regional CNBB NE 1 nos anos de 2003 a 2011 e 2015 a 2019. Contribuindo nas atividades e serviços do nosso regional através das comissões e organismos.

Saiba mais em: https://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/arquidiocese/historia/arcebispos-bispos-anteriores/dom-jose-antonio-aparecido-tosi-marques/

Texto e matéria: Portal da Arquidiocese de Fortaleza com complemento de texto, crivo nosso.