Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB se reúne em Brasília para Reunião Geral

Dom Aurélio, Bispo da Diocese de Quixadá, com a representação jovem do Regional NE 1, no encontro nacional.

O encontro, que acontece de 14 a 16 de fevereiro, reúne bispos e jovens da comissão, bispos e padres referenciais de todos os regionais do país, além de especialistas em juventude, está sendo sediado nas Pontifícias Obras Missionárias em Brasília (DF).

Além de momentos de formação, partilha e espiritualidade, o evento promove uma escuta entre os jovens e a Igreja, fortalecendo o compromisso de caminhar em unidade com as juventudes de todo o Brasil, indo além dos desafios e eventuais necessidades.

Do Regional Nordeste 1 estão presentes: Dom Aurélio Pinto, bispo da Diocese de Quixadá e referencial para a Juventude do Regional NE 1; Pe. Pablo Nogueira, secretário executivo do setor juventude do Regional NE 1; Thais Helena, jornalista da Diocese de Sobral, que atua como jornalista na equipe dos Jovens Conectados da comissão nacional e Ítalo Morais, secretário nacional da PJMP, da Arquidiocese de Fortaleza.

De acordo com a comissão, a reunião permite um olhar crítico sobre a evangelização juvenil nos diferentes contextos do país, enquanto especialistas contribuem com estudos para aprimorar o Documento 85, referência essencial para a ação pastoral. A pauta do encontro ainda inclui o projeto Cuidar da Vida, os cursos de formação EaD, o Jubileu dos Jovens, o projeto Ao Seu Lado e a participação dos jovens no Encontro Internacional sobre o Clima, a COP-30, que acontecerá em Belém (PA), em novembro.

Atualização do Documento 85

 

 

Segundo a Comissão Nacional, o encontro marca um passo significativo da Igreja no Brasil na renovação de sua atuação junto às juventudes. A decisão de atualizar o Documento 85 foi oficializada pelo Conselho Permanente da CNBB após um processo de escuta e discernimento. Essa necessidade foi apontada como prioridade no último Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil, realizado em setembro de 2024, também em Brasília, que reuniu padres, assessores e responsáveis pelos setores de juventude das dioceses do país. Ouvindo bispos, padres referenciais, jovens e a equipe de comunicação Jovens Conectados, ficou evidente a urgência de uma revisão que considerasse os novos desafios e realidades dos jovens.

O bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, dom Vilsom Basso, destaca a importância desse processo. Para ele, a atualização do documento é um verdadeiro kairós, um tempo de graça para a evangelização da juventude, pois mobiliza toda a Igreja a olhar para os jovens e ouvi-los de forma atenta e respeitosa. “Depois de 20 anos da aprovação do Documento 85, a Igreja necessita reafirmar a opção afetiva e efetiva pela juventude. A atualização ajudará a Igreja no Brasil a acolher, assumir e concretizar o documento final do Sínodo dos Jovens e as orientações pastorais para a evangelização da juventude que o Papa Francisco nos apresenta na Christus Vivit”, explica.

Thais Helena, jornalista – Jornal Correio da Semana

Fotos: Jovens Conectados