O encontro aconteceu em Caucaia/CE, reunindo membros dos regionais e parceiros
que se preparam para o Nordestão de Cebs 2020.
Por: Emanuel Ramos – jornalista da CEB’s do NE 4
Foi realizado em Caucaia/CE, nos dias 29 e 30 de novembro, o encontro da Comissão de Comunicação das Comunidades Eclesiais de Base/Nordeste. O momento teve como objetivo formular e promover a execução do plano ampliado e permanente de comunicação para as CEBs do Nordeste, bem como traçar estratégias para a cobertura do 8° Nordestão de Cebs 2020. O encontro acontece em Iguatu/CE, no período de 16 a 19 de julho de 2020, e terá como tema: CEBs do Nordeste: uma igreja em saída na busca do bem viver e lema: Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra.
Durante o encontro o membro da coordenação diocesana de Cebs, Antonio Felix, apresentou a estrutura pensada para o Nordestão, bem como, como as atividades para os dias de evento. Espera-se a participação de aproximadamente 600 pessoas entre participantes e membros das equipes de trabalho.
O assessor da comissão de comunicação do nordeste Júlio Ferreira destaca que este processo é algo que não começou agora, e que foi construído desde o 13° Intereclesial realizado em Juazeiro/CE, firmado no 14°. “Nos últimos anos foram realizadas formações e planejamentos com os comunicadores e comunicadoras de Cebs do Nordeste. Neste encontro nossa missão foi construir toda a programação de como vamos articular esse 8° Nordestão das Cebs em Iguatu, bem como traçar as estratégias para que possamos executar um plano permanente de comunicação”, explicou.
O encontro contou com a participação dos regionais Nordeste IV e II, um membro da coordenação arquidiocesana de Cebs de Iguatu Antonio Félix e um membro da Pascom do Regional Nordeste I, Alex Ferreira. De acordo com Jose Batista, articulador da Comissão de Comunicação do Nordestão, os presentes assumiram o compromisso de serem comunicadores, de dispor de seus talentos para que seja favorecido uma boa comunicação em favor das Cebs.
“Quando falamos de Comunidades Eclesiais de Base – Cebs, estamos falando de pessoas. Então dar visibilidade as Cebs, que foi um dos compromissos assumidos neste encontro, é dar visibilidade a ação pastoral que existe nas pessoas que vivem comunitariamente”, contextualizou Batista.
Este processo visa amadurecer o compromisso daqueles que assumem a comunicação, na experiência, no trabalho, na ação do fazer, refazer, avaliar e dar continuidade.
Antonio Felix, membro da coordenação diocesana de Cebs de Iguatu, apresentou as informações estratégicas e como atualmente estão os trabalhos relacionados a execução do 8° Nordestão. Ele ressalta o carinho e o prazer de receber todos(as) os delegados e delegadas deste imenso Nordeste guerreiro, que nos fascina pela sua beleza.
“As Comunidades Eclesiais de Base estarão presentes para refletir e aprofundar, e antes fazer um estudo relacionado ao bem viver aqui no Nordeste. Para tanto, todo dia 8 de cada mês a partir de 2020 estaremos fazendo o dia “D”. Este momento será oportuno para refletirmos e estudarmos até o dia do encontro, como forma de preparar os delegados e delegados que irão participar deste importante momento da Igreja do Nordeste”, finalizou Félix.