Naquele histórico consistório Igreja latino-americana começava a ressurgir, para amadurecer ainda mais na V Conferência Geral de Aparecida (SP), em maio de 2007. Ouça a entrevista do Card. Cláudio Hummes.
Cristiane Murray – Cidade do Vaticano
Dezessete anos atrás, a Igreja viveu um fato inédito: num só consistório, o Papa João Paulo II criou 44 novos membros para o colégio cardinalício. Foi a chamada ‘Turma de 2001’, com um número recorde de latino-americanos.
Eram os primeiros cardeais do Novo Milênio, aquele que para Papa Wojtyla significava ‘um novo tempo’. O Papa João Paulo II sonhava um mundo melhor, com uma Igreja mais iluminadora.
América Latina começa a ressurgir
A ‘Turma de 2001’ foi a mais universal da História, com nomes de 27 países de 4 continentes: um consistório considerado histórico também por ter elevado ao cardinalato o arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, atual Pontífice.
Com ele em 2001, o arcebispo de outra metrópole latino-americana, São Paulo, recebia o barrete: o hoje Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia e da Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM), Dom Cláudio Hummes.
Escutem a entrevista de Dom Claúdio:
http://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2018-02/consistorio-2001-cardeal-hummes.html