Dom Fernando Panico ordena dezenove diáconos permanentes na Catedral Nossa Senhora da Penha


Os ritos litúrgicos, mediante os quais foram ordenados os dezenove candidatos, da Diocese de Crato, ao Diaconado Permanente, foi presidido pelo Bispo Diocesano, Dom Fernando Panico, em solene celebração realizada na manhã deste sábado, dia 23 de abril, na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato – CE. A ordenação contou com a presença de padres, diáconos e centenas de fiéis.


Dentre os dezenove eleitos, um é filho de Diácono permanente. Outros dois também mantém laços de sangue, sendo pai e filho. Havia, ainda, sogro e genro. Essa “providência de dons”, deixou o Bispo jubiloso: “Permitam-me ressaltar como Deus é grande, como Deus faz maravilhas na vida do seu povo e nos surpreende nos Seus dons. É um lembrete, é um incentivo. Ele está se servindo deste momento de graça para suscitar vocações entre vocês, nas nossas famílias, para o sacramento da ordem, nos seus diversos graus”, afirmou Dom Fernando, que falou deste momento como uma hora “cheia de beleza e encanto, de gratidão e de empenho missionário na nossa Diocese”. “Recebam o meu abraço de boas vindas e sintam-se em casa”, disse ele.


Momento da homilia. (Foto: Patrícia Silva)


Dom Fernando proferindo sua homilia. (Foto: Patrícia Silva)


Na homilia, dirigindo-se, de modo especial, aos futuros diáconos, afirmou que estes são chamados a “apontar o crucificado” e a proclamar: Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai. É contemplando Cristo, disse o Bispo, que aprendemos a servir, a amar e a dar a vida pelo outro, dando os passos necessários à vida eterna, para que os outros alcancem essa vida em plenitude. Às esposas dos candidatos ao ministério, exortou a manifestar, na vivência cotidiana do lar, toda alegria do amor que brota do sacramento matrimonial, que fortalece a busca da santidade. “Vocês, queridas irmãs, não serão ordenadas, mas serão, sim, convidadas a participar, intimamente, do diaconato permanente de seus esposos. Com eles, descubram a beleza de servir a Igreja na alegria do amor. Também os filhos e familiares devem ser pessoas que mostram o caminho da santidade”. Ao povo, Dom Fernando pediu que, pelas mãos de Nossa Senhora, sejam apresentadas preces para uma frutuosa missão.


Rito de ordenação


Sendo realizado na celebração da Santa Missa, o rito de ordenação ao diaconado é constituído de: eleição do candidato, homilia do Bispo, propósito dos eleitos, prece litânica, imposição das mãos e oração consecratória, imposição das vestes diaconais e entrega do livro dos evangelhos.


Os diáconos, fortalecidos com a graça sacramental, servem o povo de Deus, em união com o pastor diocesano e o seu presbitério (padres), na diaconia da liturgia, da palavra e da caridade.


Momento da oração litânica. (Foto: Patrícia Silva)


Momento da oração litânica. (Foto: Patrícia Silva)


Ao final da Santa Missa, foi concedida bênção especial de confiança, apoio e incentivo aos propósitos manifestados pelos, agora, Diáconos permanentes, bem como o envio missionário às suas respectivas paróquias.


Os diáconos ordenados pertencem aos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Mauriti, Milagres, Brejo Santo, Missão Velha, Lavras da Mangabeira, Jati e Penaforte.


Escola Diaconal


Após cinco anos de estudos e preparações na Escola Diaconal São José, os dezenove candidatos celebraram o rito das Ordens sacras do Diaconado. Em virtude dessa aceitação, devem ter um cuidado especial com a sua vocação. Eleito ao ministério, Francisco Gilberto Feijó, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Brejo Santo, diz que a missão deve ser realizada com caridade e confiança. “A nossa missão não se resume no altar, propriamente dito. A nossa missão é trabalhada nas comunidades de base, nas pastorais, ao povo carente de ouvir a palavra de Deus. Então, o nosso trabalho é extensivo e o mais belo é servir pela caridade e pelo amor”. O mesmo desejo é partilhado por Antônio Alves Feitosa, que pertence a Comunidade Filhos Amados do Céu, de Juazeiro do Norte. “O diaconato é um serviço na Igreja, ao povo de Deus. Para nós, é uma alegria este dia de hoje, tão esperado e tão sonhado, que é a nossa ordenação. Nós temos essa missão de testemunhar o evangelho aonde nós estivermos, com nossas famílias, com nossas esposas, com nossos filhos”.


Com a ordenação de hoje a Diocese de Crato passa a ter trinta e oito diáconos permanentes.


Dom Fernando abençoando os diáconos e suas esposas, ao final da celebração. (Foto: Patrícia Silva)


Dom Fernando abençoando os diáconos e suas esposas, ao final da celebração. (Foto: Patrícia Silva)