Jubileu na Amazônia é destaque do "Porta Aberta"


Cidade do Vaticano (RV) – A edição desta quarta-feira (15/06) do “Porta Aberta no Ano da Misericórdia” propõe os principais eventos realizados no Vaticano por ocasião do Ano Jubilar – Ano que já trouxe a Roma, em seis meses desde sua abertura, mais de nove milhões e 100 mil peregrinos.


Nesta edição, há destaque para a Audiência Geral desta quarta-feira do Papa Francisco, em que o Pontífice fez uma leitura da cura do cego de Jericó à luz da misericórdia.


Destaque também para o Jubileu dos Enfermos, que se realizou no Vaticano com três dias de intensa programação. Vamos recordar a homilia que o Pontífice pronunciou na Missa de conclusão desse Jubileu, domingo passado.


Outra iniciativa organizada por ocasião do Jubileu dos Enfermos é o Simpósio sobre hanseníase, que reuniu na semana passada, nos dias 9 e 10, especialistas de 45 países aqui em Roma. Um deles é o Bispo de Óbidos (PA), Dom Bernardo Balhmann, que há anos trabalha neste campo. Em entrevista ao Programa Brasileiro, Dom Bernardo fala de sua experiência e deste Ano Jubilar.


De Óbidos vamos para a divisa do Estado do Pará com o Estado do Amazonas: Parintins.


Neste recanto amazônico, vivem os indígenas Saterè Mawè, e há 40 anos com eles, o Pe. Enrico Uggè, missionário do Pontifício Instituto das Missões Exteriores.


Padre Henrique, como é conhecido, preparou para o Ano Santo da Misericórdia uma Via-Sacra com 14 estações: 7 imagens das obras de misericórdia corporais e 7 das espirituais.


O Programa se conclui recordando a realização do Jubileu dos artistas de rua, nos dias 15 e 16 de junho.


O “Porta Aberta” vai ao ar às quartas-feiras, às 17h – hora local (12 horário de Brasília) e pode ser ouvido no link acima.