Papa Francisco nomeia bispo para a vacante diocese de Carolina, no Estado do Maranhão


 


 


Papa Francisco nomeia bispo para a vacante diocese de Carolina, no Estado do Maranhão


A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, 19, a decisão do papa Francisco em nomear o padre Francisco Lima Soares como bispo da vacante diocese de Carolina, no Estado do Maranhão. A notícia foi publicada no jornal L’Osservatore Romano, às 12 horas de Roma.


Biografia


Natural de Araguatins (TO), Francisco cursou Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi ordenado presbítero em Imperatriz (MA), em 15 de julho de 1990. Em 1998 fez especialização em Filosofia e Modernidade na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-Minas). No ano de 1999 foi estudar na França, onde graduou-se em Ciências Sociais e Econômicas pela Universidade Católica de Paris.


Ainda pela França, nos anos de 2001 a 2003 fez mestrado em Sociologia, na mesma Universidade. Em 2004, padre Francisco fez especialização em Mídia e Opinião pela Faculdade de Jornalismo Casper Líbero em São Paulo (SP). Já de 2011 a 2013 cursou doutorado em Ciências da Educação em Assunção, capital do Paraguai. De 2016 a 2018 fez mestrado em Desenvolvimento Regional, em Goiânia (GO).


Trajetória – Em seu ministério sacerdotal, padre Francisco desenvolveu atividades em diversas pastorais e movimentos da diocese de Imperatriz e no regional Nordeste V da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Atuou como pároco, vigário paroquial da paróquia Menino Jesus de Praga; diretor da TV Anajás, afiliada da Rede Vida em Imperatriz; promotor vocacional da diocese; assessor diocesano da Pastoral da Juventude; vice-presidente da Comissão Regional do Clero e presidente da Associação dos Presbíteros do Maranhão.


Atualmente, padre Francisco exercia os postos de administrador da diocese de Imperatriz e pároco da Catedral Nossa Senhora de Fátima. Neste ano de 2018 tinha sido nomeado ainda como membro do Conselho Econômico e Vigário Geral da diocese de Imperatriz.


Saudação


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo membro do episcopado. O texto é assinado pelo presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha e pelo secretário-geral, dom Leonardo Steiner. Confira, abaixo, a íntegra do texto:


 


Saudação da CNBB ao P. Francisco Lima Soares


Brasília, 19 de setembro de 2018


Prezado Irmão, P. Francisco Lima Soares.


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria com sua nomeação para a Diocese de Carolina (MA), publicada nesta quarta-feira, 19 de setembro. Ao acolher o senhor entre os membros da nossa Conferência, agradecemos ao Papa Francisco pelo contínuo cuidado com as Igrejas Particulares em nosso País.


Considerando o primeiro contato com seu itinerário de formação e de pastoral entendemos que em sua caminhada, particularmente a formação em Filosofia, Ciências Sociais e Econômicas e em Mídia e Opinião, de algum modo, coloca o senhor em linha de compreensão privilegiada a respeito da realidade de vida do nosso povo e o preparou para abraçar a missão que a Igreja lhe confia.


Saudamos a sua chegada com as palavras do Papa Francisco “temos necessidade de Bispos querigmáticos. Homens que tornam acessível aquele ‘por vós’ de que fala são Paulo. Homens que guardam a doutrina não para medir como o mundo vive distante da verdade que ela contém, mas para fascinar o mundo, para o encantar com a beleza do amor, para o seduzir com a oferta da liberdade doada pelo Evangelho”.


Fazemos nossas orações por um ministério cheio de frutos, nos congratulamos com as comunidades da Diocese de Carolina e enviamos ao senhor o nosso abraço fraterno.


 


Cardeal Sergio da Rocha

Arcebispo de Brasília

Presidente da CNBB


Dom Leonardo Steiner

Bispo auxiliar de Brasília

Secretário-Geral da CNBB