A I Romaria dos Parlamentares ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), realizada neste sábado, 20 de abril, reuniu deputados federais e estaduais, senadores, além de assessores. Presença motivada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na organização do encontro foi a dos familiares dos participantes. Assim, cônjuges e filhos dos homens e mulheres da política também puderam acompanhar as reflexões e visitar a casa da Padroeira do Brasil.
O assessor de Relações Institucionais e Governamentais da CNBB, frei Jorge Luiz Soares, pontuou que a extensão do convite aos familiares deve-se pela compreensão de que “a família é a base de apoio aos parlamentares, porque são eles os mais próximos e os que condividem com eles as alegrias, as preocupações e as angústias”.
“Depois dos familiares, são assessores que estão mais próximos. Por isso também a eles foi aberta a possibilidade de participação nesta Romaria”, destacou.
A deputada federal Chris Tonietto, do Rio de Janeiro, participou com o esposo, Lucas, e a filha mais nova, Maria Clara, de onze meses. Destacando o ensinamento de que a família “é celula-mater da sociedade, o núcleo sem o qual sequer a sociedade existiria”, a parlamentar recorda que a família é a primeira Igreja doméstica, e por esse motivo vê a importância de levar os filhos para eventos da Igreja, e “mostrar desde a tenra idade dos nossos filhos que eles devem crescer entendendo que a Igreja tem essa missão evangelizadora, salvar almas, fazer com que sejamos Cristo no mundo”.
Essa presença da família, para ela, “é buscar ser reflexo do amor de Deus no mundo e, junto com a Igreja, ser Igreja”. Sobre as exigências de se desdobrar na participação no evento e no cuidado com os filhos, ela afirmou ser uma bênção e a vivência do próprio Evangelho na família.
“Quando a gente pensa que olhar o filho até mesmo na sua necessidade, o dever do cuidado e as renúncias são o amor sacrificial, é pensar na expressão maior que é Cristo. Temos que doar a vida sendo como Cristo para nossos filhos”, salientou.
A deputada estadual Vivian Cristina Naves, do Estado de Goiás, participa do encontro com seu esposo, Roberto Naves, prefeito da cidade de Anápolis (GO), e a filha mais nova. Para ela, “é uma alegria muito grande participar dessa interação da Igreja Católica”. A parlamentar destacou a reflexão por meio de palestras, “podendo orientar realmente como a política serve para cuidar as pessoas” e a oportunidade de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, Fraternidade e Amizade Social, “tão importante nesse meio”.
Também o assessor Cleber Guiotti, do gabinete do deputado João Cardoso, do Distrito Federal, participou da Romaria com a família: a esposa Nara e três filhos: Isaac, 9 anos; Clara Maria, 7 anos, e Ian, com 8 meses.
“Tivemos a graça de visitar a Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), e hoje estarmos aqui em mais um dia de graças e bençãos e tendo a certeza que esse movimento vai ser o primeiro de uma romaria dos parlamentares católicos. Há a necessidade de serem observados pela Igreja para fazer essa conscientização, pois muitas vezes o que a gente vê é que a política é demonizada, inclusive entre os irmãos católicos. Eu acho que esse é um primeiro passo para que haja essa desruptura para que a gente consiga conscientizar como nos diz o Papa Francisco, que a política é o maior meio de caridade, política guiada pela luz de Deus”, disse.