No dia 29 o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella, destacou as propostas para a realização do Jubileu da Esperança, com enfoque na dimensão pastoral. Na mesma oportunidade, Dom Rino apresentou o calendário geral para o Ano do Jubileu, que terá início com a abertura da Porta Santa, na Basílica de São Pedro, em Roma, no dia 24 de dezembro de 2024 [confira a programação no fim deste texto].
“Dom Rino destacou, ainda, a importância pastoral do jubileu como uma oportunidade para a evangelização e sublinhou a distinção entre “esperanças” cotidianas e a esperança verdadeira, que é fundamental para a vida cristã. De acordo com o prelado, a esperança está unida à fé e à caridade, formando uma tríade inseparável”, conforme site do regional NE 3.
“O encontro sobre o jubileu, ocorrido nestes dias 29 e 30 de janeiro de 2024, em Brasília, pôs em evidência o desejo de Cristo, que ressoa no coração da Igreja, de que esta seja um grande sinal de alegria, um facho de luz a iluminar a bruma escura que, por vezes, envolve o coração dos homens e mulheres no caminho da história. Partilhas, encontros, amizades, sonhos, sorrisos, algumas preocupações e muita sede de renovar a Esperança na Salvação que é versada para nós da Cruz do Senhor.”, ressaltou Pe. Edson Bantim, sacerdote da diocese de Crato e assessor do Regional.
O site do jubileu, com tradução em 10 idiomas, incluindo o português, contém a programação detalhada e as orientações para os peregrinos.