A Presidência do Regional NE 1 emitiu na tarde de hoje (25/08) Nota de Condolência pelo falecimento do Cardeal Geraldo Majella Agnelo.
“Os Bispos do Regional Nordeste 1 da CNBB, ‘ouvindo o soar dos sinos’ no mundo digital anunciando que um dos seus filhos, Dom Geraldo Majella, Cardeal da Santa Mãe Igreja, retorna para o Pai, louvam e agradecem a Deus por este irmão que entregou a vida pela Igreja, pastoreou com muita simplicidade, serenidade e altivez. Reluziu em sua alma e em seu coração a hombridade”, trecho da Nota.
Biografia e trajetória eclesial
Filho de Antônio Agnelo e Sylvia Agnelo, Dom Geraldo Majella Agnelo nasceu no dia 19 de outubro de 1933, em Juiz de Fora (MG). Cursou o primário (atualmente Educação Infantil) no Instituto Santos Anjos das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, em sua cidade natal. Aos 12 anos ingressou no Seminário Menor Diocesano Santo Antônio, também em Juiz de Fora, onde ficou até completar 14 anos.
Dom Geraldo, cujo lema episcopal é “Caridade com fé”, presidiu a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, de 1983-1987, foi vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB e 2º Vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), em 1999. Dom Geraldo presidiu a CNBB de 2003 a 2007.
Nota CNBB Regional NE 1
Acompanhe na intriga a Nota enviada pelo Regional NE 1:
NOTA CARDEAL AGNELO
Por: Alex Ferreira – setor de comunicação do regional