O portal da CNBB conversou com alguns voluntários que irão atuar na equipe de secretaria do Mutirão de Comunicação, maior evento de comunicação eclesial do país e que tem início hoje, 23 de julho. Em sua 12ª edição, de forma totalmente online, o evento conta com mais de 5 mil inscritos, em 6 conferências, apresentações culturais, reflexões e diálogos. A temática principal será “Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas”.
Os 42 voluntários irão atuar em duas funções. Em uma delas irão cuidar da sala do Zoom, são 5 salas cada uma para 1000 pessoas. “Cada sala já tem um anfitrião e os voluntários se candidataram a serem co-anfitriões para ajudar a monitorar o chat, microfones, admitir os que vão chegar. A outra função é o atendimento ao Whatsapp por uma plataforma de ChatBot”, explicou Patrícia Luz, membro da Comissão organizadora.
Gicelia Araújo Azevedo de Oliveira, da Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, em Minas Gerais, falou sobre a vivência e experiência como voluntária atuando no ChatBot:
“Ser a voz do Mutirão a tantos serviu de aprendizado e reflexão interna constante. Entender que essa forma de trabalho, de serviço para a comunicação do verbo nos remete a sentir a generosidade de cada Pasconeiro e o tempo disponibilizado para viver em serviço”, disse.
Ouça o áudio na íntegra:
Tocador de áudio
A Maria Cícera da Silva, da arquidiocese de Maceió (AL), estará em uma das salas como anfitriã. “Me sinto incluída em todo o processo de comunicação na Igreja do Brasil. Nós teremos participantes de todo o país e é muito rico esse momento, porque podemos não só ampliar conhecimentos, mas levar Cristo ao coração do outro”, disse.
Ouça o áudio na íntegra:
Tocador de áudio
Alex Ferreira, do regional Nordeste 1 da CNBB, vai gerenciar uma das salas no Zoom. “A minha função especificamente é estar acolhendo os participantes na sala, respondendo as perguntas que surgirem no chat e dando orientações no geral”, contou.
Ele fala sobre sua experiência em participar do Mutirão. Ouça o áudio na íntegra:
Tocador de áudio
Transmissões nas Redes Sociais
O evento será transmitido nas redes sociais da CNBB (@cnbbnacional) e do Mutirão de Comunicação.
23/07 – Oração e Solenidade de Abertura, 17h
24/07 – Anúncio dos finalistas dos Prêmios de Comunicação da CNBB e entrevista sobre a conclusão com dom Joaquim Giovani Mol, às 17h30
“Finalmente chegou nosso tão esperado Mutirão de Comunicação 2021. Mais de 5600 comunicadores de todo o Brasil se inscreveram. É um número recorde. Peço a oração de todos para o sucesso do evento”, exortou a assessora de Comunicação da CNBB, Manuela Castro.