O distanciamento social tem possibilitado as lideranças da Pastoral da Criança o uso das ferramentas tecnológicas e a criatividade para fortalecer a ação evangelizadora junto as crianças, gestantes e idosos.
Desse modo a Coordenação Estadual do Ceará, juntamente com as Dioceses de Quixadá, Crato e Tianguá, realizaram nos dias 21 e 22 de maio de 2021, um Encontro formativo com o seguinte tema: “Comunicar a Missão: Comunicação a Serviço da Vida e da Esperança no Ceará”.
O Encontro teve como objetivo: capacitar, refletir e possibilitar oficinas a cerca das ferramentas para mídias sociais em consonância com as estratégias usadas pela Pastoral da Criança na divulgação de suas ações nas comunidades, paróquias e dioceses, através do facebook, site, espaço das comunidades e youtube.
No primeiro dia o encontro foi dinamizado pelas Lideranças da Diocese de Quixadá e tivemos como colaboradores das oficinas Alex Ferreira – Coordenador Regional Nordeste 1 da Pastoral da Comunicação, que abordou A história da comunicação no Regional NE 1 e também nos trouxe reflexões sobre a linguagem digital (face, Instagram, twitter, blog e etc). Após sua explanação, tivemos José Batista – Comunicador Popular e Membro da CEBs da Diocese do Crato. O mesmo abordou sobre O Uso da Voz, trazendo na sua exposição, como deve ser utilizada a voz no rádio e a criação de podcast.
No segundo dia de encontro foi dinamizado pelas Lideranças da Diocese do Crato. A primeira oficina foi realizada foi sobre Vídeo, coordenada pela a colaboradora Géssica Mendes, Nutricionista e Influencer. Nesta oficina foram abordadas duas ferramentas da edição de fotos por meio do aplicativo: Canva e a edição de vídeo por meio do inshot. A segunda oficina foi sobre Educomunicação, com a presença do colaborador Eduardo da Amazônia – Apoio da CNPC às Dioceses. Na sua dinâmica foi utilizado momentos bem participativos, trazendo elementos da ação e da missão da Pastoral da Criança.
O Coordenador Estadual do Ceará, Romildes Nascimento na sua fala final destacou para os participantes: “Este encontro é apenas o início! Esta comunicação não pode parar! O que vivenciamos durante o encontro servirá de fortalecimento para o agora e o pós pandemia. Precisamos reforçar nossa rede de comunicação e fazer o acompanhamento dos comunicadores para fazer chegar as informações até as bases!”.
A Equipe de organização avaliou o encontro junto com os participantes como uma iniciativa positiva e que precisamos dar continuidade para fortalecer a divulgação das ações da Pastoral da Criança.
Estes dois dias, foram organizados por Romildes Nascimento (Coordenador Regional no Ceará), Ir Maria Liliane (Diocese de Quixadá), Rosijania Ferreira (Diocese do Crato) e João Batista Motta (Diocese do Tianguá).
Neste encontro teve o envolvimento de todas as Dioceses do Ceará e como público prioritário a participação de lideres comunitários.
Informações: Pastoral Regional da Criança