Entre os dias 06 a 08 de setembro foi realizado na cidade de Ubajara, pertencente a diocese de Tianguá, o Encontro Diocesano de Liturgia e Comunicação, com o tema: “A comunicação nas celebrações litúrgicas, nas pastorais e na mídia”, assessorado pela irmã Helena Corazza, religiosa da Congregação das Irmãs Paulinas. A participação no evento contou com a presença de cerca 80 pessoas, sendo agentes de pastorais de liturgia, comunicação, ministro da eucaristia, catequistas, padres, diácono e religiosa.
O encontro teve como abertura a composição da mesa com a presença de dom Edimilson Neves, bispo diocesano; Pe. Felipe Ribeiro, da Comissão de Liturgia; Alex Ferreira, Coordenador da Pascom Regional NE 1 e irmã Helena Corazza. Em sua fala dom Edimilson Neves abordou a importância do encontro para a formação dos agentes pastorais na diocese e da relevância da comunicação e de seus meios para a evangelização. Alex Ferreira fez referência ao crescimento da pastoral da comunicação e dos encontros que já foram realizados durante esse ano, tendo como destaque os encontros nas regiões. Pe. Felipe acrescenta que a Comissão de Liturgia vem desenvolvendo ações pontuais formativas na diocese, sendo que este encontro é em nível diocesano, atendendo assim a uma culminância da caminhada litúrgica diocesana.
A palestra de abertura foi embaçada na temática: “A relação entre as pastorais”, onde instrumentalizou-se a dinâmica do “Varal das Pastorais”, onde reunidos por paróquia de origem, os participantes puderam elencar as pastorais presentes na realidade eclesial. As paróquias estiveram participando dessa dinâmica. Destacou-se a importância do conhecer a realidade, a vida paroquial e sua configuração organizacional.
Na manhã do segundo dia foi realizado a temática: “A pessoa que comunica”. Para Ir. Corazza “comunicar é entrar em sintonia, brotando da interioridade. A centralidade da comunicação perpassa primeiramente pelo ser humano”. Seguindo a cronologia proposta, no período da tarde, a plenária foi dividida em 10 grupos. Ao retornar a plenária cada grupo foi convidado a partilhar suas reflexões e aprendizado através da Liturgia da Palavra, realizando assim uma oficina de leitores, salmistas e comentarista. Durante a noite ocorreu a Celebração Eucarística presidida por pe. Felipe Ribeiro, que em sua homilia fala sobre a importância de mudamos de comportamento para com os irmãos, tendo como referência o pedido de Paulo na carta à Filemón (Fm 9b, 10, 12-17) em favor de Onésimo. Durante o último período, irmã Helena, abordou a questão das “transmissões nas celebrações”. Para esse momento foi proposto uma grande partilha de tudo aquilo que as paróquias tem desenvolvida na área abordada.
O terceiro dia o encontro foi aberto pelo mantra “o sol nasceu é um novo dia, bendito seja Deus, quanta alegria”, ressoada pelo diácono João Lenon, introduzindo assim o momento orante da plenária. O Oficio Divino das Comunidades (Oficio da Manhã do Domingo do Tempo Comum) foi presidido pelo Pe. Carlos Henrique, assessor da Pastoral Diocesano de Comunicação. A temática para essa manhã foi “Preparar a Celebração”, abordando a questão da homilia, discorrido no livro “Homilia: espaço para comunicar esperança”.
O encontro encerrou com a Celebração Eucarística presidida por dom Edimilson Neves.
Por: Alex Ferreira – Setor de Comunicação do Regional NE 1
Fotos: Pascom Catedral de Sant’Ana