As lideranças da Arquidiocese de Fortaleza se reuniram, no sábado, 15, no Auditório da Faculdade Católica de Fortaleza para o primeiro Seminário de construção do novo Plano de Evangelização Arquidiocesano.
O Plano Pastoral será feito em três etapas: primeiro ver a realidade a qual a igreja está inserida, analisando o contexto social; posteriormente, acolher as intuições da Palavra de Deus, magistério da Igreja, do Vaticano II e dos ensinamentos do Papa Francisco; por fim realizando a Assembleia Arquidiocesana, onde serão traçadas as linhas de ação de evangelização para o quadriênio 2019-2023, em sintonia com as Novas Diretrizes Gerais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
O Professor Padre Manfredo de Oliveira, um dos assessores, refletiu sobre a atual conjuntura sociopolítica brasileira apresentando as características que perpassam os cenários financeiros e humanos. Ele citou o Papa Francisco que nos diz vivermos duas crises, ambiental e social, mas que estão intrinsecamente ligadas e fundidas. Oliveira, ainda salienta atravessamos um “enfraquecimento da família, perda da evidência e da validade de valores, de instituições, concepções, sistemas normativos jogados no lixo, geram uma crise radical”.
No âmbito eclesial, padre Almir Magalhães, trouxe a luz os caminhos que a Igreja percorreu a partir do Concílio Vaticano II até o atual pontificado do Papa Francisco. O religioso apontou a preocupação de uma espiritualidade “desencarnada”, que constantemente se volta para as coisas do templo e não se compromete com os que sofrem nas periferias existenciais e geográficas.
Estiveram presentes no evento mais de 250 pessoas, dentre elas, o arcebispo, bispos auxiliares, Vigários Gerais e Episcopais, párocos, seminaristas, as coordenações arquidiocesanas de Pastoral e das Regiões Episcopais. Todos com o intuito de construir o Reino de Deus a serviço uns dos outros, sendo sal e luz nas comunidades de fé.
Por: Thiago Ribeiro – Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza
Fotos: Oolibama do Espírito Santo – Pascom Arquidiocese de Fortaleza