Todos os assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reúnem, regularmente, todos os meses, exceto janeiro. Em cada um desses encontros, eles se dedicam ao estudo e ao debate pertinente às suas tarefas específicas na Conferência. No início do ano, participam de retiro espiritual e dias de estudo. Em duas ocasiões, entre fevereiro e dezembro, eles se encontram para um diálogo com os secretários dos regionais da CNBB.
Nesta segunda, 27, será realizada a primeira reunião do Grupo de Assessores (GA) após a 57ª Assembleia Geral da CNBB, que foi eletiva e definiu novos membros para compor a presidência da entidade, além dos presidentes de cada uma das 12 comissões da CNBB. Este será o primeiro encontro dos assessores com o novo secretário-geral eleito, dom Joel Portella.
Na ocasião, além de outros assuntos, os assessores devem propor um novo Plano Quadrienal. A ideia, segundo o Secretário Adjunto de Pastoral, padre Marcus Barbosa, é que o documento esteja em sintonia com as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovada na 57ª Assembleia Geral da CNBB.
Padre Marcus explica que a reunião será realizada na Sala de Coletivas do prédio-sede e começa às 08h30 com a Oração das Laudes e encerra-se às 11h30 com a Celebração Eucarística. “Haverá um momento de oração, de acolhida e de apresentação, pois temos um novo secretário-geral”, conta.
A proposta também é a de pensar na reconfiguração do grupo de assessores, uma vez que nem todos continuarão neste quadriênio. “Esse processo de reconfiguração irá acontecer até o final de junho, que é quando já teremos os assessores para cada comissão”, finaliza padre Marcus. Cerca de 20 pessoas participarão da reunião do GA.