Sucede o P. Antônio Silva da Paixão, o P. Nequinho, na subsecretaria-geral da CNBB, o P. Dirceu de Oliveira Medeiros, da Diocese mineira de São João del-Rei. Ele era o vigário geral da sua diocese e pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Prados (MG).
P. Dirceu nasceu em Barroso (MG), cursou Filosofia e Teologia em Juiz de Fora (MG). Coordenou a comissão de bens culturais do Regional Leste 2 da CNBB e, por 12 anos, foi vigário geral da Diocese de São João del-Rei. Ultimamente, antes da nomeação de dom José Eudes, P. Dirceu também foi Administrador Diocesano.
“Sinto-me desafiado e grato pela confiança em mim depositada por parte da presidência, dom Walmor. Trata-se de uma missão nova, completamente nova e conto com a graça de Deus para que eu possa oferecer minha contribuição para uma entidade tão importante como a CNBB”, disse.
O novo subsecretário-geral disse ainda que está disponível para realizar a primeira parte de um serviço que se presta na companhia de outras pessoas, que é o de “conhecer a dinâmica das coisas”.
Subsecretaria-geral
No Estatuto da Conferência, art. 240, encontra-se a seguinte afirmação: “segundo plano de organização do Secretariado Geral, o Secretário Geral repartirá responsabilidades e tarefas específicas com os Subsecretários Adjuntos e o Ecônomo e com eles conferirá, com frequência, sobre o tudo o que se refere ao Secretariado Geral e à sede da CNBB“.
Subsecretário anterior
P. Nequinho retornou à arquidiocese de Mariana (MG), depois uma década de serviços prestados à CNBB. Ele veio para Brasília, em 2009, e foi secretário-executivo do Instituto Nacional de Pastoral (INP), organismo ligado ao Secretariado da Conferência que organiza estudos, palestras e seminários em todo o país. Em 2014, à convite do de Dom Dimas Lara, na época, secretário-geral da CNBB, P. Nequinho assumiu a subsecretaria geral, encargo que assumiu em março de 2010 e com o qual encerrou seu trabalho para a Conferência, em maio deste ano.