O 1º Dia de Assembleia foi aberto pela conferência que trouxe a “Memória das pistas e das ações pastorais do quadriênio 2019-2023”
Por: Alex Ferreira – setor de comunicação do regional
O inicio da manhã da sexta (20/10/2023) a plenária da Assembleia teve como ponto de pauta a “Memória das Pistas e das ações pastorais assumidas na assembleia passada (2019) e executadas no quadriênio e nos CONSER”, os assessores desse momento foram Pe. Watson Façanha e Pe. Arnoldo Sales, assessores da Assembleia Regional.
Pe. Watson Façanha iniciou sua fala abordando as luzes e sombras de cada ação realizada do quadriênio, apresentada através de um subsídio que foi encaminhado para todas as dioceses em setembro para estudos entre os representantes. Em entrevista na Coletiva de Imprensa, Pe. Watson fala sobre as percepções da plenária pela manhã.
“Movidos por toda a dinâmica de pensar a Igreja como uma casa de portas abertas, uma casa de todos, missionária, somos convidados desde as diretrizes de 2019-2023 a caminhar juntos, estruturando as nossas Igrejas a partir dos quatro pilares de evangelização que tornam nossas dioceses, paróquias, comunidades como casas missionárias onde o anúncio da Palavra vai em primeiro lugar”, refletiu o assessor.
Acompanhe a Coletiva do 1º Dia
O segundo ponto foi trabalhado por Pe. Arnoldo Sales que pontuou os “Elementos pragmáticos a serem considerados no caminho”, onde foram expostos treze pontos: 1 – A pastoralidade; 2 – A sinodalidade; 3 – Cultivar a memória ou cair no individualismo; 4 – Tempo de mudança; 5 – Renovação das estruturas e conversão pastoral; 6 – Renovação e inserção de lideranças; 7 – Celebração dos sacramentos e inserção eclesial comprometido; 8 – Métodos e estratégias; 9 – conteúdos, linguagem e horário em chave missionária e a natureza da Igreja; 10 – Documentos Eclesiais e iniciativas pastorais; 11 – Territorialidade e 12 – Incidência da voz da Igreja na Sociedade e 13 – Outras inquietações.
Acompanhe a Coletiva do 2º Dia
“Perceber a beleza da Assembleia, a comunhão, olhando para aquilo que é prospectado, desde nosso objetivo que é voltar toda a estratégia que foi elaborada a quatro anos para esse quadriênio. Olhar quantos frutos que a Igreja no Ceará colheu e continuará a colher, dado que fizemos memória de tudo isso”, falou Pe. Arnoldo Sales na segunda Coletiva de Imprensa.
Fotos das Coletivas de Imprensa
Capa: Ludimá Marques – Santuário de Fátima