Verso para impresso Diminuir tamanho das letras Voltar Pgina inicial Aumentar tamanho das letras

Artigos

  08/06/2015 
PE. DR. BRENDAN COLEMAN MC DONALD

Desigualdades Sociais no Brasil

Acabou de ser publicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil o segundo volume do subsídio “Pensando o Brasil”. O texto foi aprovado na 53ª. Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada no mês de abril, próximo passado, em Aparecida SP. Este segundo volume trata das desigualdades sociais no Brasil e é uma contribuição importante para análise e busca de respostas sérias sobre o tema. À luz do Evangelho, o segundo volume analisa situações como  a crescente violência no país, e a chocante corrupção  endêmica que é algo que aumenta a desigualdade. Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB comentou: “Somos sempre convidados a pesquisar e a refletir sobre as relações e as situações concretas vividas pelas filhas e pelos filhos de Deus aqui no Brasil”.

Hoje é difícil negar a crescente corrupção no Brasil que tem diversas consequências:  a desigualdade social e econômica, a marginalização de parte de nossa sociedade, o retardamento no progresso da economia do país, a favelização, o deplorável pobreza e miséria,  a extrema condição de renda, os salários baixíssimos, a fome, o desemprego, a marginalização e o crescimento da criminalidade e da violência etc. Sem dúvida a desigualdade social vem muito acentuada no Brasil, que é, segundo dados da ONU de 2009, a oitava país com o maior índice de desigualdade  social e econômica no mundo! Não devemos esquecer que mais de 50% dos pobres do Brasil são da raça negra enquanto 25% dos brancos estão na mesma condição social.

O segundo volume do subsídio “A Desigualdade Social no Brasil” está dividido em três partes. A primeira fala da desigualdade estruturante da sociedade brasileira e apresenta elementos da realidade do país, como “o limite das políticas públicas, a concentração econômica e financeira, o mecanismo da dívida pública com a taxa básica de juros, a inclusão de parte da população no mercado de consumo sem reformas estruturais e as Políticas de Direitos Sociais”. A segunda parte do texto é dedicada ao olhar da Igreja sobre a desigualdade social. A terceira parte titulada “Interpretação Final” mostra o desejo do episcopado brasileiro de buscar novos caminhos de convivência. Para citar o secretário geral da CNBB novamente: “Estamos necessitados de um novo horizonte que priorize a vida de todos sobre a apropriação dos bens por parte de alguns. A desigualdade será sempre menor, na medida em que a justiça, novo nome da paz, conduzir os passos de todas as pessoas, especialmente dos que têm a responsabilidade do poder público”. Exemplares deste subsídio estão disponíveis nas Edições CNBB e nas livrarias católicas.

 

Fonte: Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald
Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1
Última atualização: 08/06/2015 às 10:16:34
 

Notícias Relacionadas

29/06/2015    A CARTA ENCCLICA LAUDATO SI
29/06/2015    A Festa de So Pedro e So Paulo Apstolos
02/06/2015    CORPUS CHRISTI
28/05/2015    SANTSSIMA TRINDADE
22/05/2015    Diretrizes Gerais 2015-2019
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente este artigo

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Enviado por rBuoWWKAr em 27/06/2015 às 19:11:41
沒有星期天, 四月的第一天, 教區, 全國各地的教區和社區將慶祝聖枝主日, dia em que os criste3os de todo o mundo fazem memf3ria a entrada de Jesus em Jerusale9m. 它是這個日期,教會開展民族團結的收集, 兄弟運動的具體手勢, em que todas as doae7f5es fainaceirns realizadas pelos fie9is fare3o parte dos Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade. 旨在支持社會項目, 資金作如下: 60% 總教區收集留在原籍,並彌補教區團結基金 40% 注定為全國團結基金. 充分收集的棕櫚週日的所有慶祝活動的兄弟運動的結果將被轉發到各自的教區. 在 2012, 的主題為“博愛和公共衛生”, 兄弟運動 (CF卡) 反映了他的忠實科目作為衛生系統目前的情況 (ITS). 據CF的文本 2012, 地理統計局的數據顯示,雖然富裕的使用對健康最其預算計劃支付私人, 最窮的藥物有一個更大的衛生支出的消費項目. 這裡有一些圖表民族團結聚會在現場巴西明愛.
Enviado por I2nfFTKK em 27/06/2015 às 18:17:29
Parabe9ns pela nomeae7e3o, espero que possa haver uma reovnae7e3o e que ela atenda os anseios da comunidade e aos propf3sitos apresentados pelo Papa Francisco e nossa Diocese.Que a animae7e3o Bedblica Cateque9tica possa progredir e cumprir sua misse3o que foi dada pelo Cristo a todos nf3s, ide e evangelizai.Ne3o nos esquee7amos de que a catequese constitui o peredodo em que se estrutura a converse3o a Jesus Cristo, a partir da adese3o inicial realizada pela Evangelizae7e3o.
Mostrando registros: de 1 a 2
Total de registros: 2

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br