Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Artigos

  17/10/2018 
PE. BRENDAN COLEMAN MC DONALD, REDENTORISTA E ASSESSOR DA CNBB

São Lucas Evangelista

 

No dia 18 de outubro a Igreja Católica celebra a festa de São Lucas Evangelista. Os dados históricos que conhecemos de São Lucas procedem diretamente do Novo Testamento, especificamente dos Atos dos Apóstolos e das Cartas de São Paulo. São Lucas foi um dos primeiros  missionários do mundo greco-romano. Ele foi um companheiro de São Paulo em algumas de suas viagens apostólicas. As características de estilo, método, vocabulário etc. parecem indicar que ele mesmo foi o autor dos livros dos Atos dos Apóstolos e do terceiro evangelho.

Segundo a tradição, ele era natural de Antioquia na Síria, médico de profissão, conhecedor da Bíblia grega, e foi convertido pelo Apóstolo São Paulo, do qual foi amigo inseparável, companheiro e colaborador no apostolado. Foi elogiado por Paulo pelo seu zelo e fidelidade. Depois da morte de Paulo sabemos mais nada com certeza da vida de São Lucas, porém, o historiador São Jerônimo afirmou que Lucas se dedicou sua vida apostólica até a idade de 84 anos quando morreu  em Béocia. (cf. Dicionário dos Santos, Rantidrián & Astruga, Editora Santuário, 2004)

Homem extremamente culto escreveu sua obra com informação e com ordem. “Ele insiste na vida, morte e ressurreição de Cristo como mensagem de salvação universal dirigida a todos os homens e não só aos judeus”. No seu evangelho ele apresenta uma narração da vida de Cristo que, embora seguindo o esquema dos outros autores dos sinóticos destaca alguns dados somente recolhidos por ele. Por exemplo, a infância de Jesus, a apresentação no Templo, à anunciação do anjo a Nossa Senhora e a visitação de Maria a Isabel sua prima. Parábolas como o Bom Samaritano, o Filho Pródigo, o Bom Ladrão e outros devemos a ele.

Nos Atos dos Apóstolos São Lucas escreve sobre as primeiras comunidades cristãs. Escreveu sobre a Ascenção de Jesus e sobre a vinda do Espírito Santo no Dia de Pentecostes etc. Há uma tradição que Lucas era um grande pintor e que ele tinha a honra de ter pintado o rosto da Virgem Maria.

Depois da execução de São Paulo, a quem seguia em Roma em seus últimos dias, ele deixou aquela cidade e depois disso perdemos suas pegadas. Sabemos somente que o São Jerônimo afirmou que ele morreu como mártir aos 84 anos, enquanto outros autores dizem que não foi mártir. A Igreja deve muito aos escritos de São Lucas. O dia 18 é o dia dedicado aos médicos, rezamos para que eles exerçam sua profissão sempre com dedicação profissional, respeito à vida e à dignidade das pessoas. Que Deus os abençoe e aluminá-los em sua árdua trabalho profissional.

Última atualização: 17/10/2018 às 09:54:51
 

Notícias Relacionadas

22/03/2019    IGREJA E POLÍTICA
19/02/2019     O MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO 2019
13/02/2019    NOVA TÉCNICA CONTRA ALZHEIMER
27/01/2019    BULLYING É ALGO NOCIVO
03/01/2019    SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente este artigo

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br