Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Artigos

  05/10/2017 
DIOCESE DE CRATO

Cheios de amor! Fiéis celebram último dia de novena a São Francisco, em Crato

Nesta terça-feira, dia 03, os fiéis devotos de São Francisco de Assis, em Crato, celebraram o último dia da novena que precede a grande solenidade do santo da humildade, unidos em confiante oração ao redor do Altar do Senhor, na Santa Missa presidida por Dom Gilberto Pastana, bispo diocesano.

Em sua homilia, o pastor recordou as virtudes de São Francisco, sobretudo, na transmissão da paz, da serenidade e dos dons que apontam para o alto. “Que bom quando nós nos reunimos, hoje, para recordar a vida desse santo que imita – e muito – de Nosso Senhor Jesus Cristo”, afirmou.

Com o coração comovido, a aposentada Maria Ribeiro, de 70 anos, que a tudo ouviu com atenção e piedade, disse não ter perdido nenhum dia da novena, “porque tem muita graça pra agradecer”.

(Dom Gilberto falando aos fiéis na homilia: São Francisco em tudo viveu os valores do Evangelho de Cristo. Foto: Patrícia Mirelly)

Ano Jubilar

O tema da Festa de São Francisco, na paróquia localizada no bairro Pinto Madeira, em Crato, iniciada no último dia 24, celebrou: “Francisco, reconstrói a Igreja de Cristo em nós: casa da Palavra, casa do Pão e da Caridade”.

Vivenciando o Ano Jubilar, o pároco, Padre Arileudo Machado, disse que a festa deste ano lembrou a história da comunidade paroquial, evocando, principalmente, à memória do primeiro padre, Antônio Vieira, defensor dos animais e muito estimado pelo povo. “Através da mãe de obra, todo o povo contribuiu a edificar esse espaço, que fará 50 anos no próximo dia 11 de fevereiro”.

Lembrança singela

Antes da bênção, a Paróquia, em sinal de fraternidade, ofereceu a Dom Gilberto um quadro de São Francisco, no qual está contida grande simbologia. Nele, o “pobrezinho de Assis” não tem rosto, para dizer que cada um pode ser esse rosto, precisando, apenas, saber ouvir “o chamado do Evangelho”; os pés descalços lembram a humildade e os desafios da missão; As cores representam os diversos segmentos e classes sociais; Já o pássaro faz alusão à paz, tão em falta nestes tempos e que tanto precisa ser cultivada.

“Vocês mexeram com meu coração, me emocionaram com esse quadro e essas simbologias”, confessou o pastor diocesano.

Programação para o Dia de S. Francisco

A Festa de São Francisco começa bem cedo, às seis da manhã, com a primeira celebração. Em seguida, acontece a bênção dos animais. Às nove horas, outra celebração e, às onze, momento eucarístico. Meio-dia está marcada a salva de fogos, seguida de almoço comunitário. A última Missa vai ser rezada às dezessete horas, finalizando com procissão pelas Avenidas Coronel João de Pinho e Perimetral, Ruas Vicente Tavares Bezerra, Padre Ibiapina até Bruno de Menezes, no Bairro Alto da Penha, Ratisbona, Avenida Duque de Caxias, retornando à Igreja Matriz. Um sorteio de prêmios e homenagens aos devotos de São Francisco fecha as celebrações deste ano.

Catequese

São Francisco nasceu em Assis (Itália), no ano 1182. Depois de uma juventude mundana, converteu-se a Cristo, renunciou a todos os bens paternos e entregou-se inteiramente a Deus. Abraçou a pobreza para seguir mais perfeitamente o exemplo de Cristo, e pregava a todos o amor de Deus. Formou os seus companheiros com normas excelentes, inspiradas no Evangelho, que foram aprovadas pela Sé Apostólica. Fundou também uma Ordem de religiosas (Clarissas) e uma Ordem de Penitentes Seculares; e promoveu a pregação da fé entre os infiéis. Morreu em 1226.

 

Fonte: www.diocesedecrato.org
Última atualização: 05/10/2017 às 10:57:06
 

Notícias Relacionadas

23/10/2017    Paróquia de Tarrafas realizada formação sobre a importância da Música Litúrgica
23/10/2017    Diocese de Crato, 103 anos de evangelização
23/10/2017    Pastoral Diocesana do Dízimo se reúne com Dom Gilberto para balanço de atividades
23/10/2017    A partir de fevereiro, Diocese de Crato receberá Padres Josefinos para experiência missionária em Juazeiro
20/10/2017    Paróquia de Umari promove I Feira Missionária
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente este artigo

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br