Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Outras Notícias - CNBB Nacional e Arquidiocese de Fortaleza

  10/05/2019 

Jornais repercutem Mensagem e Novas Diretrizes para a Evangelização no Brasil

Jornais repercutem Mensagem e Novas Diretrizes para a Evangelização no Brasil

Os maiores jornais de circulação no Brasil, como a Folha de São Paulo e O Globo, repercutiram a 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontece em Aparecida (SP) no Centro de Convenções Padre Vitor Coelho de Almeida de 1º a 10 de maio.

O site de notícias e radioagência, Brasil de Fato (BdF), deu ênfase à mensagem emitida pela CNBB, no dia 07. Na ocasião, disse que a entidade, por meio da mensagem, defende a necessidade de políticas públicas e cuidado especial com a educação, gravemente ameaçada com corte de verbas, retirada de disciplinas necessárias à formação humana e desconsideração da importância das pesquisas.

O jornal Carioca, o Globo, também ressaltou na quarta-feira, 08, a mensagem emitida pela Conferência, durante a 57ª Assembleia, ao povo brasileiro. O veículo disse que o texto manifesta contrariedade a projetos que flexibilizem a posse e o porte de armas.

A Folha de São Paulo em uma matéria publicada no dia 07, mesmo dia em que a CNBB divulgou a nota, disse que os líderes católicos reunidos em Aparecida (SP), atacaram pontos como o estímulo ao liberalismo econômico, a ausência de medidas eficazes para combater o desemprego, o corte de verbas para a área da educação, a extinção de conselhos de participação da sociedade, a flexibilização das regras sobre armas e a interferência em terras indígenas e quilombolas.

Outro assunto de destaque foi a aprovação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o período de 2019 a 2023, tema principal da 57ª Assembleia Geral da CNBB. O jornal O Estado de S. Paulo, publicou matéria na qual afirma que as Diretrizes apontam para uma Igreja Católica mais urbana e missionária neste quadriênio que se encerra em 2023. O jornal disse também que as orientações falam de uma igreja acolhedora, que se transforme em “casa” principalmente para os mais vulneráveis, como jovens e idosos.

Outros veículos seculares, como a Revista Carta Capital, também repercutiram o processo da Assembleia da CNBB e as disputas em relação à eleição para sua presidência, cujos escolhidos foram o arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, eleito como presidente da Conferência, no dia 6 de maio, e os dois vice-presidentes: dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), e dom Mário Antonio Silva, bispo de Roraima. Também compõe a presidência o secretário-geral da entidade, dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro. Ele foi eleito no segundo escrutínio.

Fonte: CNBB
Última atualização: 10/05/2019 às 11:28:09
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br