Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Outras Notícias - CNBB Nacional e Arquidiocese de Fortaleza

  01/04/2019 

Diocese de Crato participa da ampliada das CEBs do Nordeste, em Iguatu

 

Neste fim de semana (29 a 31/03) representantes das Comunidades Eclesiais de Base dos cinco regionais que formam a Igreja no Nordeste estão em Iguatu para organizar o “Nordestão”, marcado para julho do próximo ano. Da Diocese de Crato, participam das discussões o bispo Dom Gilberto Pastana, também referencial das CEBs no Ceará, Padre Vileci Vidal, José Batista e Lucineide Damasceno.

Nesta reunião, chamada de “ampliada”, os representantes buscam alinhar os objetivos do “Nordestão”. Para isso, cada regional tem dado a sua contribuição, debatendo e refletindo demandas a serem  incluídas. Entre elas estão os desafios ligados ao semiárido (a luta por água e terra, por exemplo) e a elaboração de propostas que estimulem a consciência crítica e a cobrança por políticas públicas (dimensão missionária-profética).

<<Abertura contou com a apresentação das crianças sobre a cultura local. Fotos: Patrícia Mirelly>>

O esboço da oitava edição aponta para o tema: “CEBs do Nordeste: uma Igreja em saída na busca do bem viver”. E o lema: “Eu vou criar um novo céu e uma nova terra” (Is 65, 17ss).

“É importante, então, que se junte todo mundo, para que se dê uma caminhada melhor”, explica Ana Maria de Freitas, articuladora das CEBs na Arquidiocese de Fortaleza. Ela acrescenta que o “Nordestão” tem esse nome, justamente, por reunir as lideranças das comunidades eclesiais dos estados do Ceará (NE 1), Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba (NE 2); Sergipe e Bahia (NE 3); Piauí (NE 4) e Maranhão (NE 5). A expectativa é de que trezentas pessoas participem do próximo encontro, sediado na Diocese de Iguatu, no Sul do Ceará, entre os dias 16 a 19 de julho de 2020.

<< Com presença do bispo Dom Gilberto e também de sacerdotes, como o Padre Vileci Vidal, Nordestão de CEBs tem sido construído por muitas mãos. Foto: Patrícia Mirelly>>

Padre Anastácio Ferreira, da equipe de organização, diz que há um ano a diocese já vem se organizando, a partir de um diálogo com o clero, na sensibilização das paróquias, para o acolhimento dos participantes nas famílias. “A gente, então, tá nesse processo de mobilização. É uma oportunidade, também, para as famílias terem uma visão do que é a Igreja, a Igreja que começou se reunindo nas casas – e continua ainda – célula primeira, que é a família, que se encontra para partilhar a vida e iluminá-la com a Palavra de Deus”, afirma.

O último “Nordestão”, ocorrido no Piauí, trouxe o fortalecimento para as dioceses desse regional no que diz respeito à participação da juventude, segundo a articuladora Ana Café, da Arquidiocese de Teresina. “Era uma coisa que a gente buscava muito, inclusive, o articulador atual é um jovem. Isso deu novo sentido”, garante.

A ampliada de CEBs, em Iguatu, segue até o meio-dia deste domingo (31). Dela, devem sair os objetivos, a metodologia e a programação do VIII Nordestão.

<<Análise da conjuntura política, social e econômica presente nas discussões e nos momentos de oração. Foto: Patrícia Mirelly>>
 
Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

 

Fonte: Diocese de Crato
Última atualização: 01/04/2019 às 11:37:00
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br