Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Outras Notícias - CNBB Nacional e Arquidiocese de Fortaleza

  11/05/2018 

Comunidade Nossa Senhora de Fátima, em Juazeiro do Norte, celebra trinta anos de missão

 

A Comunidade Nossa Senhora de Fátima está localizada no bairro Timbaúbas, em Juazeiro do Norte, e pertence à Paróquia São José do Limoeiro. Este ano, celebra três décadas de missão e evangelização, dentro dos festejos à padroeira, iniciados no dia primeiro.

A noite desta quarta-feira, dia 9, foi ainda mais especial. A comunidade acolheu o pastor diocesano dom Gilberto Pastana, junto ao pároco, padre José Adelino Martins Dantas, para celebração da Santa Missa.

Na homilia, o bispo refletiu o tema dos festejos: “Aprender com Maria a superar a violência a serviço da paz”. E elencou as formas de violência presentes na sociedade: física, verbal e psicológica. Nesse sentido – disse ele – é importante que a gente reflita: qual afeta mais as famílias de nossa comunidade? E em nossa casa, qual a maior violência? Dom Gilberto também lembrou a necessidade de “nos colocarmos diante de Maria, para que Ela nos ensine a agir, sempre, a favor da paz, vencendo, transformando e superando todo tipo de violência”. Amparados por sua intercessão e exemplo – continuou o pastor diocesano – cresceremos enquanto comunidade, enquanto paróquia, enquanto diocese, cuidando para que esse aprendizado nos faça, cada vez mais, filhos e filhas de Deus.

Trinta anos de missão evangelização

A Comunidade Nossa Senhora de Fátima começou com um grupo de oração, no Colégio Franciscano, promovido por um rapaz, chamado Fernando Cavalcante, que, tendo bebido “da água de Juazeiro”, aí fixou morada. Hoje ele é diácono na diocese de Crato. “Começou com visitas nas casas, jovens de paróquias diferentes, que buscavam conhecer as famílias e a realidade”, contou a costureira Hermelinda Pereira de Araújo, conhecida como Preta, que viu tudo acontecer. As visitas foram impulsionadas pelas novenas de Natal, que reunia muita gente.

“Eu sou um pequeno tijolinho na construção dessa comunidade. São trinta anos de luta, de alegria, de choro, de perdão, mas, afinal de contas, faz parte da caminhada, e eu não me sentiria realizada em outro local a não ser nessa comunidade. Eu me sinto, de certa forma, mãe dessa comunidade, que eu vi nascer, crescer, caminhar e tudo isso a gente faz junto. E é uma alegria e uma felicidade, hoje, celebrarmos com nosso pastor, dom Gilberto”, disse ela.

A alegria foi tanta, que a equipe de coordenação da Infância Missionária preparou as crianças, futuro da comunidade, para uma apresentação antes da bênção final. Enquanto era entoado um cântico do movimento, cantado pelos pequenos, outras crianças adentraram a Capela: um menino e uma menina representando Santa Teresinha e São Francisco, outros vestidos com as cores dos cinco continentes, outra com algemas que foram abertas diante do altar. Uma criança com o terço continental também fez parte da apresentação que foi culminada com presentes dados ao bispo.

Após esse momento, dom Pastana convidou os noitários do dia seguinte para receberem a imagem da padroeira e todos, juntos, cantaram a música “Senhora Minha”.

Entrevistas e fotos: Jornalista Patrícia Silva

Transcrição: Patrícia Mirelly

 

Fonte: Diocese de Crato
Última atualização: 11/05/2018 às 08:20:24
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br