Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Outras Notícias - CNBB Nacional e Arquidiocese de Fortaleza

  08/05/2018 

Card. Rosa Chavez: Dom Romero se torne santo ao lados dos seus pobres

 

O lugar e o dia da canonização serão decididos no Consistório Público de 19 de maio. Os pobres esperam que seja canonizado em El Salvador. Caso não seja possível os bispos pedirão ao Papa uma breve visita ao túmulo do mártir em San Salvador, depois da JMJ do Panamá.
 

Cidade do Vaticano

O lugar e a data da canonização do arcebispo mártir de San Salvador Oscar Arnulfo Romero – morto em 24 de março de 1980 enquanto celebrava a Eucaristia na capela do hospital da Divina Providência – serão decididos no próximo Consistório de 19 de maio no Vaticano”. São palavras do cardeal salvadorenho José Gregorio Rosa Chávez, que foi secretário de Dom Romero. “Os pobres – sublinha o cardeal – querem estar próximos do próprio santo, mas se não for possível esperamos uma breve visita do Papa ao seu túmulo quando for ao Panamá na JMJ”.

O purpurado exprime a própria emoção pela possibilidade de participar do próximo Consistório.

R. – Estou muito comovido porque no domingo, 6 de maio, recebi o convite do Papa para participar do Consistório: para mim será um momento mágico, estar presente quando se falará de Dom Romero como futuro santo. Estou muito emocionado e muito agradecido a Deus que me permitiu participar em nome do meu país a este momento tão especial.

Eminência há muita expectativa sobre o lugar e o dia da canonização de Dom Romero…

R. – Sim… conheceremos a data oficial dia 19 de maio, fala-se de algumas datas, mas saberemos a verdade naquele dia. Talvez o lugar seja o ponto mais interessante: “Onde? Onde? Onde?”. Nós, bispos de El Salvador escrevemos uma carta ao Papa pedindo-lhe para que a celebração seja feita em San Salvador, por uma só razão: assim os pobres estarão com o seu Santo. Mas se isso não for possível, acrescentamos, “talvez o senhor possa visitar o túmulo de Dom Romero quando for ao Panamá”. A ideia é interessante e se fala no Vaticano. É interessante pensar que o Papa possa fazer uma parada em San Salvador para visitar brevemente o túmulo de Dom Romero. Vamos ver… o Papa decidirá, ele sabe o que fazer.

O que se pode dizer sobre a figura de Dom Romero, agora que será Santo?

R. – Dom Romero é o ícone do pastor que o Papa propõe à Igreja, quando se escuta o Papa, quando se lê os seus ensinamentos, penso: “Assim é Romero”. É a figura concreta na qual se realiza esta visão, esta utopia do Papa: o pastor que a Igreja deve mostrar hoje. Este é Romero, e é por isso que o Papa o ama tanto: é incrível como o Papa vê nele também a sua Igreja. A Igreja de Romero era a Igreja dos pobres, e é pelos pobres a utopia do Papa. Fico muito, mas muito emocionado quando penso nisso: para mim é assim. O Papa disse: “Romero traça o caminho da Igreja no século XXI”. E quando se pensa nesta afirmação, chega-se a conclusões: o Consistório de maio será um belo momento para a Igreja e para o meu país, certamente também para a América Latina e todos os países pobres que olham a Igreja como a luz que ilumina uma história tão terrível, tão brutal, principalmente em muitos países do Terceiro Mundo.

 

Fonte: Vatican News
Última atualização: 08/05/2018 às 12:12:21
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br