Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Outras Notícias - CNBB Nacional e Arquidiocese de Fortaleza

  07/05/2018 

Salvador (BA) recebe Congresso Brasileiro de Turismo Religioso

Salvador (BA) recebe Congresso Brasileiro de Turismo Religioso

O Brasil por ter uma população, na grande maioria religiosa e ter diversos destinos religiosos é um dos países que mais se faz Turismo Religioso no mundo. Dados do Ministério do Turismo (MTur) demonstram que esse setor específico movimenta em torno de 15 bilhões de reais anualmente.

Farol da Barra (BA). Foto: SiteCopa 2014

O estudo do Mtur, mostra ainda que 96 destinos em 344 municípios brasileiros possuem calendário de eventos exclusivos do Turismo Religioso. Inclusive, Salvador (BA) é um deles. Nesse contexto, a cidade foi escolhida para receber entre os dias de 09 e 12 de maio, o Congresso Brasileiro de Turismo Religioso.

Promovido pela Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Salvador, o congresso terá como tema: Turismo Religioso, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz.

“Esse congresso visa despertar nas pessoas o quanto é importante sabermos valorizarmos o que temos, acolher quem vem para nossa cidade e divulgar tanta riqueza que Deus nos deu. Além de descobrir o potencial e meios para viver do turismo religioso em sua cidade e sua diocese”, destaca o arcebispo de Salvador (BA) e vice-presidente da CNBB, dom Murilo Krieger

Por motivação religiosa milhares de pessoas circulam por grandes santuários, por igrejas históricas, grandes cidades e pequenos povoados, levando paz, orações, recursos, geração de empregos e renda.

Santuário Nacional de Aparecida (SP). Divulgação

O Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, é um dos destinos mais procurados no segmento do turismo religioso e é responsável por mais de 12 milhões de visitantes anualmente. No mundo, este setor atrai entre 300 e 330 milhões de turistas por ano, segundo dados do Mtur.

Pensando no grande potencial do Turismo Religioso no estado da Bahia – com as romarias de Bom Jesus da Lapa, os santuários do Bonfim e da Bem Aventurada Dulce dos Pobres, dos templos históricos em Salvador, das festas do Divino Espírito Santo em Poções e de Corpus Christi em Rio de Contas, das multidões em Itaberaba e Anguera – e de todo o Nordeste, com o padre Cícero de Juazeiro do Norte e São Francisco em Canindé, no Ceará; de Nossa Senhora da Conceição do Monte, em Recife; de Santa Rita em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte e tantas outras grandes devoções populares o evento vai proporcionar um espaço de trocas com os que pensam, os que fazem e os que vivem o turismo religioso.

“Proporcionaremos um grande fórum para troca de experiências, de oportunidade de negócios e de evangelização. Tudo isso com possibilidade de geração de desenvolvimento sustentável e de cultura de paz”, disse Padre Manoel Filho, coordenador geral do evento e da Pastur.

Durante o encontro, haverá casos e mesas redondas sobre a mecânica de polos turísticos do país que têm a fé como motivação, a exemplo de Belém do Pará, com o Círio de Nazaré, e Aparecida (SP), com o Santuário Nacional.

No último dia será realizado o FamTour, os congressistas poderão escolher entre dois roteiros religiosos da cidade do Salvador e fazer a experiência de conhecer, contemplar e rezar em alguns dos santuários e Igrejas mais famosos do Brasil, como as Basílicas do Senhor do Bonfim e da Conceição da Praia, o Convento de São Francisco e a igreja de Nossa Senhora do rosário do Pretos.

Fonte: CNBB
Última atualização: 07/05/2018 às 09:08:11
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br