Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Outras Notícias - CNBB Nacional e Arquidiocese de Fortaleza

  07/04/2018 

Fraternidade é superar a violência: Forania I, da Diocese de Crato, promove Caminhada pela Paz

 

A Igreja tem, por vocação, a promoção da paz. Jesus, ao saldar os discípulos, após a Ressurreição, disse: “A paz esteja com vocês”. Foi nessa intenção que a região forânia I, da qual fazem parte as paróquias de Crato, organizou na tarde desta sexta-feira (6) uma “Caminhada pela Paz”, gesto concreto da Campanha da Fraternidade deste ano. A caminhada foi a culminância de uma semana inteira de atividades que envolveram não só a Igreja, mas todos os segmentos da sociedade.

Em preparação a esse gesto, os participantes – a maioria integrante de movimentos e pastoral sociais – reuniram-se no Santuário Eucarístico Diocesano, e lá recitaram o Terço da Misericórdia diante do Santíssimo Sacramento, clamando a superação das várias formas de violência que assolam o Ceará e também o Brasil. O diácono Vinícius Cavalcante conduziu o Terço, ajudado por membros das comunidades carismáticas, como a Missão Resgate e os Filhos Amados do Céu, que, junto ao povo, contemplaram as dezenas. No intervalo de cada uma delas, foram entoados cânticos e preces.

 

O momento orante contou com a presença do bispo dom Gilberto Pastana, do Monsenhor Bosco Cartaxo (reitor do Santuário), dos padres Rocildo Alves (chanceler da Cúria Diocesana), José Ricardo Barros (vigário forâneio e pároco do distrito de Ponta da Serra), Arileudo Machado (administrador da Paróquia São Francisco), Ranilson Belém (Paróquia São Miguel) e Eliomar Serafim (Área Pastoral Imaculada Conceição, distrito de Santa Fé), além dos diáconos Afonso Pierre e Cristiann Huyghens (Sé Catedral).

Após a proclamação do Evangelho do dia, dom Gilberto saudou a todos, dizendo ser este é um “dia de testemunho e de vivência das dimensões da espiritualidade cristã”. Em sua exortação, breve, mas profunda, lembrou que “é preciso experimentar a paz para, então, promovê-la” e que a caminhada se configura como “um gesto profético”, pois “pesa sobre nós essa responsabilidade e esse compromisso de acolher essa paz que o Senhor nós dá”.

– Nós, portadores da paz do Senhor, estamos insatisfeitos com a violência verbal, física, estrutural, que não constroem relações de paz. Essa é a nossa postura: ser anunciadores, promotores, divulgadores, testemunhas da paz. Então, abracemos e testemunhemos esse momento – pediu o pastor diocesano.

Caminhada

Após a recitação do Terço, os participantes se organizaram para a caminhada, com faixas, cartazes e bandeiras. Marchando em direção à Praça da Sé, eles lotaram o centro da cidade.

Ana Salete da Silva Carvalho, da Paróquia Sagrada Família e agente da Pastoral da Educação, disse que momentos como este são “muito interessantes, porque o objetivo foi fazer com que todos se envolvessem, e juntos, somos mais fortes”.

Lideraram a Caminhada pela Paz, o Ministério da Caridade, a Cáritas Diocesana, as pastorais Carcerária, da Criança e da Sobriedade, além das instituições da sociedade civil, como a Prefeitura Municipal do Crato e suas secretarias, o Departamento Municipal de Trânsito, a Ordens dos Advogados do Brasil – OAB, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Crato,  Sociedade de Água e Esgoto do Crato – SAEC, o Sindicado dos Servidores Municipal, o Conselho dos Direitos da Mulher, o Grupo de Valorização Negra da Cariri – Grunec, e o Instituto Flor do Pequi. O prefeito de Crato, José Ailton Brasil, aproveitou o momento para instituir a caminhada como lei municipal.

Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

 

Fonte: Diocese de Crato
Última atualização: 07/04/2018 às 14:39:12
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br