Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Outras Notícias - CNBB Nacional e Arquidiocese de Fortaleza

  07/03/2018 

Congregação e Colégio Santa Teresa de Jesus celebram 95 anos de história na diocese de Crato

 

Neste domingo dia 04/03/2018, às 9h na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha, aconteceu a missa em ação de graças pelos 95 anos de fundação da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus e do colégio Santa Teresa, em Crato – CE.

A celebração dominical da 3ª semana da quaresma foi abrilhantada pela presença de alunos, seus familiares, professores e funcionários do colégio Santa Teresa, Irmãs da Congregação aniversariante, crianças e adolescentes do orfanato Jesus Maria e José e de várias religiosas de diversas congregações. A celebração foi presidida pelo pastor diocesano Dom Gilberto Pastana de Oliveira e concelebrada pelos Monsenhores João Bosco Cartaxo, Manuel Alves Feitosa, também o Pe. José Vicente Pinto, assistidos pelos diáconos Afonso e Emiliano.

Ao inicio da celebração houve a entrada solene da “grande luz: é tempo de caminhar” e da faixa comemorativa portada por alunos do colégio Santa Teresa. Durante a homilia, Dom Gilberto agradeceu às Irmãs que dão continuidade a este belo trabalho sonhado pelos seus fundadores. Ressaltou a importância de uma educação voltada para a formação da pessoa humana-cristã, assumida principalmente pelas escolas religiosas, encorajando a todos que lidam com a educação nos tempos difíceis de hoje, onde os princípios e os sinais cristãos, em nome de um estado laico, estão sendo ameaçados. “Somos gratos a Deus por Dom Quintino e Madre Ana Couto, que iniciaram esta obra e a todas as Irmãs que já passaram pelo Colégio e Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, que apesar das dificuldades, teimam em conservar o proposito dos fundadores”.

 

Para a Madre superiora geral da congregação, Ir. Vera Lúcia Alves de Andrade, que desempenha esta missão há quatro anos e que recentemente fora reeleita para um mandato de mais quatro anos, a mensagem deste dia é de gratidão a Deus por ter suscitado nos fundadores a inspiração desta obra, mediante a necessidade da Igreja, principalmente, no que diz respeito à educação da juventude feminina. “Dom Quintino persistiu diante das adversidades encontradas, reunindo um grupo de moças da região, nas quais ele denominou de “prata da casa” para essa empreitada missionária. E até hoje a congregação segue firme e forte, sob o patrocínio de Santa Teresa de Jesus, que em sua missão como Carmelita-reformadora inspira as irmãs, que seguem seu exemplo na fidelidade ao projeto de Jesus, segundo o carisma, herança espiritual, deixado pelo fundador Dom Quintino”, disse a Madre.

Sobre a congregação:

A Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, foi fundada em 04 de março de 1923, por Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, 1º bispo da Diocese de Crato, com a colaboração de Madre Ana Couto, voltada para a educação da juventude feminina. Com sede na cidade de Crato – CE, Está presente nos estados do Piauí, Paraíba, São Paulo e Ceará, nas seguintes Dioceses: Crato-CE, Iguatu-CE, Crateús-CE, Parnaiba-PI, Campo Maior-PI, Floriano-PI, Cajazeiras-PB, e Ribeirão Preto – SP, celebrará seu primeiro centenário de fundação no ano de 2023.

Por Wandembugo Santana/Colaborador

 

Fonte: Diocese de Crato
Última atualização: 07/03/2018 às 09:01:11
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br