Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Outras Notícias - CNBB Nacional e Arquidiocese de Fortaleza

  25/09/2017 
DIOCESE DE SOBRAL

Santa Casa de Sobral salva vidas em acidentes de trânsito em Santa Quitéria

O registro que se pede ou quase ninguém sabe, no atendimento às vitimas de acidentes trágicos na Santa Casa de Sobral.

topic

Um grave acidente, entre um caminhão e uma van, que transportava passageiros para a cidade de Santa Quitéria, ocorrido na tarde desta terça-feira (19/09), na divisa das cidades de Canindé e Santa Quitéria, teve um saldo trágico de duas mortes e 10 feridos, sendo manchete na mídia local e regional. Destes, oito foram encaminhados à Santa Casa de Misericórdia de Sobral que é hospital de referência para trauma.

Entretanto, o registro que se perde diante da tragédia, da dor dos familiares e do sentimento de comoção da população, é a mobilização e a assistência prestada pela equipe de profissionais do Serviço de Emergência da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Esta, porém, não é a primeira vez, que mesmo com a sua capacidade de atendimento no limite, o hospital se mobiliza e assiste às vítimas envolvidas em acidentes dessa natureza. Basta lembrar, em 2006, o sinistro que envolveu um trem cargueiro e um ônibus que conduzia estudantes ao distrito de Jaibaras (http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,trem-bate-em-onibus-escolar-e-mata-oito-no-ceara,20060325p26204 ). Desta vez, não foi diferente.

Os relatos dos profissionais envolvidos no atendimento deixam claro que, em situações como estas, o que prevalece é a doação e a solidariedade, de quem compreende que o mister na Santa Casa de Misericórdia de Sobral transcende à uma obrigação trabalhista ou à uma formação acadêmica. 
Para contextualizar os relatos abaixo, de quem respondeu ao chamado S.O.S, é preciso entender que a composição da equipe de atendimento na Emergência do hospital se dá por escala, conforme perfil do setor. Em casos de acidentes inesperados, com um grande número de vítimas, o serviço mobiliza e arregimenta voluntários. Nesta hora, o chamado é para todos, e a resposta sempre é positiva.
Abaixo, seguem relatos de quem compôs a equipe de emergência, mesmo sem estar em horário de escala, com um único propósito "Salvar Vidas".


RELATOS

Quero agradecer a todos os envolvidos direta ou indiretamente aos cuidados dispensados às vítimas do sinistro dessa tarde de terça-feira (19.09). O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral, mais uma vez, realizou sua tarefa dentro da região norte do estado, SALVAR VIDAS! Para isso, contou com o apoio de quase 50 pessoas que estavam articuladas, entre assistência, gestão, segurança. Diversos setores envolvidos, forças externas pertencente ao sistema e voluntários ajudaram mais 08 vidas terem sua continuidade assegurada.
De modo especial, agradeço a todos os Residentes de ambos os programas Multiprofissional, a todos os estudantes pertencentes ao internato e ligas. A polícia militar que efetuou um belíssimo trabalho de cerco ao hospital, a Secretária de Saúde prontamente presente e não menos importante, aos profissionais da SCMS!
Transformar o CAOS em Recomeço, isso é a Medicina de Desastres! Salvar Vidas, minha missão, meu viver!"
Por Allyson Mendes (Enfermeiro Residente Multiprofissional de Urgência e Emergência/SCMS)

"Hoje tive mais uma prova de quanto amo a minha (futura) profissão. O dia não foi nada fácil. Ao chegar em casa uma mensagem dos preceptores da emergência para dar reforço após um grave acidente na cidade vizinha. Nessa hora não tem cansaço, não tem preguiça, não tem corpo mole. O que conduz é a vontade de ofertar o muito pouco que sei para ajudar a vida do próximo. Isso é amor! Isso é Medicina!" Bruno Vasconcelos (Acadêmico do Curso de Medicina de Sobral/UFC)

 

Por Vanderley Moreira

Fonte: www.diocesedesobral.com
Última atualização: 25/09/2017 às 11:20:56
 

Notícias Relacionadas

13/10/2017    Diocese de Sobral e Sindradio-CE promovem encerramento do Curso de radialistas da Zona Norte
13/10/2017    Celebração da Padroeira do Brasil à luz da palavra do Papa Francisco
10/10/2017    Estamos em guerra: casamentos descartáveis e famílias em segundo plano
10/10/2017    Diocese de Sobral e Sindradio-CE promovem encerramento do Curso de radialistas da Zona Norte
03/10/2017    Nota de Esclarecimento da Santa Casa de Misericórdia de Sobral sobre recebimento de verbas parlamentares
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br