Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Outras Notícias - CNBB Nacional e Arquidiocese de Fortaleza

  05/04/2017 
NOTíCIAS - CANçãO NOVA

Deus liberte a Rússia e o mundo do terror, pedem líderes religiosos

Líderes religiosos condenam ataque terrorista em São Petersburgo e enviam mensagem ao povo russo e ao mundo, contra o terror

Da redação, com Rádio Vaticano e agências

“Não há nenhuma justificativa para este crime: a Igreja Ortodoxa Russa condena com veemência a ação agressiva contra os civis e convida a sociedade a opor-se a toda manifestação de violência”.

É o que afirma o Patriarca de Moscou Kirill, na mensagem enviada ao Governador de São Petersburgo, Georgy Poltavchenko, e ao Metropolita Varsonofio, após o atentado terrorista no metrô de São Petersburgo que matou 11 pessoas e feriu mais de 30.

Kirill – como refere a Agência Sir – “eleva orações ao Deus criador para o pronto restabelecimento dos feridos e o repouso das almas dos falecidos”, ao mesmo tempo em que a Igreja Ortodoxa adere aos três dias de luto decretados pelas autoridades.

Na manhã desta terça-feira, 4, o Patriarca de Moscou presidiu uma celebração em recordação das vitimas, na Catedral da Transfiguração de Cristo Salvador, em Moscou, antes da reunião do Conselho da Igreja Ortodoxa Russa. “Trata-se de um ato de terrorismo que lança um desafio não somente às autoridades, não somente às forças de ordem e aos responsáveis pela segurança, mas a todo o povo”, disse o Primaz da Igreja Ortodoxa Russa.

“Devemos reconhecer, posteriormente, a importância de manter uma vida pacífica, a independência de nosso país e mais ainda, devemos ser conscientes de nossa comum responsabilidade pelo futuro de nosso povo”, completou.

Igreja Católica russa

Também a Igreja Católica russa manifestou “profunda dor” pelas vitimas do atentado. Em nome de todos os bispos católicos do país, o Arcebispo de Moscou, Dom Paolo Pezzi, fez um apelo especial: “Junto a todos os fiéis católicos e crentes de outras confissões e religiões, lanço um apelo a Deus, em fervorosa oração, pela libertação na Rússia e em todo o mundo pelo mal do terrorismo”.

O Arcebispo pediu a todos os sacerdotes e fiéis da Arquidiocese da Mãe de Deus, de Moscou, para “rezarem pelas vitimas, pela consolação das pessoas que perderam entes queridos, pela cura dos feridos e de todos aqueles que estão trabalhando para evitar a repetição desta tragédia”.

Al-Azhar condena atentado: deter fluxo de armas

Também a Universidade de Al-Azhar condenou o atentado na Rússia. Em um comunicado divulgado logo após o ataque,  a  máxima autoridade teológico-acadêmica do islã sunita  fez um chamado urgente para que o terrorismo seja combatido com adequadas medidas internacionais que freiem o fluxo de armas e de recursos direcionados aos aparatos do terror.

Em abril, durante a visita do Papa Francisco ao Egito, o Grão Imame de Al Azhar, Xeique Ahmed al Tayyeb, encerrará ao lado do Pontífice uma conferência sobre a paz a ter lugar na Universidade sunita no Cairo.

Autoria

O atentado no metrô de São Petersburgo foi provocado por um homem bomba. Seus restos mortais foram encontrados no terceiro vagão do comboio. O autor do atentado foi identificado como Akbarzhon Jalilov, nascido em Osh, no Quirguistão, em 1995. Duas outras pessoas são procuradas pelas forças de segurança, por suposta participação no ataque.

Fonte: www.cancaonova.com
Última atualização: 05/04/2017 às 07:50:59
 

Notícias Relacionadas

11/04/2017    Papa recebe crianças doentes em encontro fora de sua agenda
10/04/2017    Papa confirma a franciscanos sua viagem ao Egito
05/04/2017    Conferência de Bruxelas: OMS alerta para "miséria humana" na Síria
31/03/2017    Igreja em ruínas, em Dores do Paraíbuna, recebe Missa depois de 20 anos
30/03/2017    Através de questionário online, jovens contribuirão com sínodo dos bispos
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br