Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  15/05/2018 

Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato, celebra Festa da Padroeira e 50 anos de história

 

 “A treze de maio na cova da Iria, apareceu no céu a Virgem Maria”.  Também em treze de maio, a primeira – e única – paróquia dedicada a Nossa Senhora de Fátima, na Diocese de Crato, celebrou dupla festa: a memória de sua padroeira e o aniversário de 50 anos de criação da igreja viva.

A chuva que caiu ao entardecer deste domingo (13), não foi empecilho para os paroquianos e devotos, que lotaram o interior e exterior da matriz. Todos se reuniram, piedosamente, para celebrar a sagrada Eucaristia, presidida pelo pastor diocesano, Dom Gilberto Pastana e concelebrada pelos padres Aureliano Gondim, administrador paroquial, e Cicero Luciano, vigário paroquial.

Por ocasião das comemorações, durante toda a festa foram lembradas as pessoas que fizeram – e que fazem – parte da caminhada da paróquia durante este tempo. As festividades à padroeira, iniciadas no dia 27 de abril, refletiram a temática: “50 anos de história, ó Virgem de Fátima! Tornai-nos cristãos de uma igreja em saída!”, um eco às palavras do Papa Francisco e uma referência à importância e à participação dos leigos na comunidade.

“Essa proposta tão bonita, por ocasião da promoção do leigo, que é protagonista na igreja e na sociedade, me faz lembrar as palavras do evangelista Lucas, quando, depois de Maria saber que seria a mãe do filho de Deus, ela se dirige apressadamente – é assim que diz no evangelho- ao encontro de sua prima Isabel”, disse padre Aureliano, ressaltando o exemplo de Maria nesta Igreja missionária. “Ela [Maria] sai ao encontro de Isabel para partilhar aquela alegria, então este deve ser o compromisso de cada leigo, de cada cristão: sair de si para ir ao encontro do outro, partilhar a alegria e a boa nova”, completou.

Durante homilia, o bispo diocesano refletiu o pedido da temática abordada ao longo do novenário. “Vocês querem, também, fazer um pedido a Nossa Senhora: ‘Ó Virgem de Fátima, tornai-nos cristãos’. Isso é um pedido transformador, um desejo profundo que vocês expressam a mãe de Jesus, aquela que nos leva ao seu Filho, e ela nos torna, à medida que nos orienta no chama, nos aponta para Jesus. Tornai-nos cristãos, tornai-nos amantes da verdade do teu Filho! Ela certamente irá dizer: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5) e eu estarei sempre com vocês”, comentou.

Celebrar o aniversário de criação de uma paróquia é fazer resgate de toda a história vivida pela comunidade a qual pertence. Assim fez o coroinha Elielson Luiz, que lembrou com alegria os momentos que já vivenciou na paróquia. “Além de ser paroquiano desde pequeno, eu comecei as minhas atividades cristãs aqui, meu batismo, primeira eucaristia”, afirmou.

Ao final da missa, todos se dirigiram à Praça Antônio Esmeraldo do Silva (conhecida por Praça do Pimenta), onde deram início a procissão com o carro andor. Cuidadosamente ornado com flores flores, trazia triunfante a imagem de Nossa Senhora, que, avançando como a aurora, passava pela multidão.

Durante o percurso, pequenos altares dedicados a Maria foram colocados. Embalados pelos louvores àquela que foi escolhida por Deus, os devotos não continham a emoção. Os olhos eram banhados pelas lágrimas em agradecimento e súplica, enquanto uma das mãos piedosamente debulhava cada “continha de luz”, a outra segurava uma pequena vela, que iluminou a caminhada. O clima de profunda oração fazia memória a grande procissão da luz que acontece em Fátima, nesta mesma data. Após a procissão, reunidos na lateral da igreja, conclui-se o momento com benção do Santíssimo Sacramento.

Por Patrícia Mirelly e Mychelle Santos/ Assessoria de Comunicação

 

Fonte: Diocese de Crato
Última atualização: 15/05/2018 às 09:07:27
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br