Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  10/05/2018 

Pastoral da Criança, da diocese de Crato, avalia “Campanha dos mil dias do bebê”

 

“A VIDA é dom de DEUS, devemos cuidar desde o ventre materno.”. Impulsionados por esse lema, na manhã desta sexta-feira (04), os coordenadores da Pastoral da Criança nas paróquias e áreas pastorais da Diocese de Crato se reuniram no auditório da Cúria Diocesana, em Crato, para avaliação dos primeiros meses da Campanha “Toda gestação dura 1000 dias”, que tem como objetivo incentivar e conscientizar quanto ao cuidado que se deve ter com a criança, desde o nascimento.

A coordenadora diocese, Rosijania Ferreira, comemorou as atividades já realizadas neste período, ressaltando a participação da maioria das paróquias nesse trabalho. “Nós já vivemos os quatro primeiros meses da campanha. Ela [a campanha] foi de grande sucesso, algo muito bem vivido pelas paróquias, muitas fizeram mesmo acontecer. Está acontecendo como a gente tinha planejado”, afirmou. Este momento de avaliação – acrescentou – serviu também para traçar novas ações no incentivo das paróquias que ainda não aderiram à campanha. “A avaliação que vamos fazer hoje é no intuito de avaliar o que está dando certo e tentar que essas paróquias que não tomaram essa iniciativa da campanha, possam fazer, porque precisamos levar esse cuidado dos mil dias de vida para toda a diocese”, concluiu.

As ações que vão desde o hasteamento da bandeira da campanha até palestras e acompanhamentos domiciliares vêm sendo feitas a partir das realidades de cada comunidade, que em suas particularidades desempenham papel fundamental no cuidado a vida. “Fazemos palestras, visitas as famílias e principalmente as gestantes, onde nós acompanhamos e sempre falamos dos mil dias e do cuidado que deve ter com a criança nesse período. A nossa realidade é muito difícil, mas nós temos feito as visitas domiciliares todo mês, e até mais vezes se necessário”, contou a agente Cícera Andrade, da paróquia Nossa Senhora das Candeias, Juazeiro do Norte.

Além dos trabalhos já propostos, os líderes das pastorais têm procurado apoio junto aos órgãos públicos de saúde, que contribuem na divulgação deste trabalho. Assim está sendo feita na comunidade de Assaré, como relatou a coordenadora paroquial, Margarida de Oliveira. “Já fizemos uma reunião com os agentes comunitários de saúde para nos ajudar com a campanha, uma reunião com o grupo de gestantes que tem um projeto no centro social. Já chamamos enfermeiras para nos ajudar e apoiar nessa campanha, que está tendo um avanço muito importante. Elas têm nos ajudado na qualidade de vida das mães, das gestantes e das nossas crianças”, disse ela.

Com a avaliação feita e revigorados pelas partilhas entre as paróquias e áreas pastorais, os coordenadores e líderes da Pastoral voltam aos trabalhos e à propagação da Campanha que vai até janeiro de 2020.

Para saber mais: http://primeiros1000dias.com.br/

Texto: Mychelle Santos/Estagiária

Fotos: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

 

Fonte: Diocese de Crato
Última atualização: 10/05/2018 às 08:37:36
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br