Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

  10/05/2018 

VII Seminário Regional da Pastoral da AIDS é realizado em Fortaleza

 

Dos dias 04 a 06 de maio foi realizado no Hotel Plaza Praia Suítes, em Fortaleza, o VII Seminário Regional da Pastoral da AIDS da CNBB NE 1, com o tema: Promover a prevenção, garantindo o cuidado. Tiveram representante de 7 dioceses do regional: Fortaleza, Sobral, Quixadá, Crato, Limoeiro, Tianguá e Iguatu. O foco do encontro também foi a estruturação da pastoral nas dioceses que ainda não tem tantas ações, a citar, Itapipoca e Crateús.

A Pastoral da AIDS está presente no regional desde 2006, tendo como missão atenta às necessidades das pessoas que vivem com HIV, trabalhando na prevenção e contribuindo com a sociedade na contenção da epidemia, envolvendo todos os cristãos na luta contra a Aids. É uma pastoral interreligiosa, tendo a presença de pessoas de outras religiões.  

Para Danielle Frota, representante da diocese de Tianguá, esse momento “é importante para ver o contexto de trabalho e de experiências existentes. Ir além da pastoral diocesana, mas conhecer outras realidades”. Também acrescenta que esse momento é de divulgação da pastoral, “devemos publicitar a pastoral. Somente a Paróquia de Sant’Ana tem a atuação da pastoral. Ir buscar pessoas, ir ao encontros dos doentes”. Os trabalhos desenvolvendo nas dioceses contam com panfletagens, entrevistas nas rádios e divulgação através das redes sociais. Uma das ações desenvolvidas pela pastoral é a espiritualidade do Projeto Amor à Vida, da secretaria de saúde do município, que trabalham com a população chave.

O encontro teve a assessoria de Ana Carolina, secretária nacional da Pastoral da Aids, que contribuiu falando sobre a importância do leigos na vida da Igreja, das ações da pastoral na sociedade, dos desafios, conquistas e lutas travadas no cotidiano. Abordando brevemente as linhas de ações da pastoral (1 - mística e espiritualidade; 2 - prevenção; 3 - acolhida e solidariedade; 4 - articulação e parceira e 5 - incidência politica). Ana Carolina encerrou sua assessoria com o seguinte questionamento “qual é então o papel da pastoral e do protagonismo dos leigos no enfrentamento a epidemia do HIV?”.

Christiane Ribeiro, da arquidiocese de Fortaleza, assessorou a Oficina de Comunicação, onde questionou o papel de inclusão das ações da pastoral nas mídias digitais e a influência dessas ações na sociedade. Apresentou o site da pastoral nacional, o blog dos regionais e deu espaços para uma breve apresentação das redes sociais das dioceses.

No final da tarde do dia 05, aconteceu o momento de oração pelas vítimas do HIV, também se rezou por todos os agentes da pastoral. A oração foi motivada pelo mês mariano e contou com a coroação da imagem de Nossa Senhora de Fátima, a coroa passando em cada mão dos agentes da pastoral, representou o cuidado e o zelo pela saúde do outro e como disse Cecilia, da arquidiocese de Fortaleza, “respeitando o sagrado do outro”.

ACOMPANHE ARQUIVO DE FOTOS: https://www.facebook.com/pg/cnbbne1/photos/?tab=album&album_id=592885791077697

Por Alex Ferreira – Setor de Comunicação NE 1 

Fonte: SETOR DE COMUNICAÇÃO - CNBB Regional Ne 1
Última atualização: 10/05/2018 às 10:15:31
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br