Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Artigos

  24/12/2018 
PE. BRENDAN COLEMAN MC DONALD, REDENTORISTA E ASSESSOR DA CNBB

NOVA EDIÇÃO DA TRADUÇÃO DA BÍBLIA DA CNBB

 

      No dia 21 de novembro, próximo passado, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou a nova tradução oficial da Bíblia Sagrada na reunião do Conselho Permanente da entidade em Brasília. Esta nova edição durou muitos anos de trabalho e dedicação por parte de grande número de peritos bíblicos. De fato o trabalho começou no ano 2007. Esta tradução da Bíblia se baseia nos textos originais hebraicos, aramaicos e gregos, comparados com a Nova Vulgata – a tradução oficial católica.

     É importante salientar que, como a Nova Vulgata, a nova Bíblia leva em conta novas descobertas “e a crescente valorização das antigas traduções gregas, siríacas, egípcias e latinas”. O Pe. Dr. Johan Konings S.J., vice-coordenador da tradução e revisão da Bíblia destacou durante o lançamento “em que nem a Nova Vulgata, nem a nova tradução da Bíblia pretendem restabelecer os textos que os primeiros cristãos conheceram, citaram e comentaram”.

    É importante lembrar que “as introduções e notas, bem como os títulos e subtitutlos das seções, embora aprovados pela Comissão para a Doutrina da Fé, não possuem caráter oficial, mas, baseados em fontes científicos, fazem desta edição uma verdadeira “Bíblia de estudo”, servindo para cursos de Bíblia e Teologia, em sintonia com as orientações do Magistério Católico”.

    Esta nova tradução da Bíblia Sagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apresenta-se como tradução de referência para a Igreja Católica no Brasil. Será enormemente útil para a leitura comunitária e individual, para a catequese e a preparação da liturgia, cursos bíblicos, estudos nos seminários e estudo individual. Com esta nova tradução da Bíblia, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil deseja atender o apelo do Concílio Vaticano ll de que “a Palavra de Deus deve estar sempre acessível a todos (Dei Verbum, No.22), para que lhes seja possibilitado um contato íntimo com as Escrituras (Dei verbum No.25), visando a promover uma profunda renovação na vida cristã (Dei Verbum, No. 26). Esta nova tradução da Bíblia Sagrada tem 1.751 páginas com um “Imprimatur” de Cardeal Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília e Presidente da CNBB.

                                           Pe. Brendan Coleman Mc Donald

                            Redentorista e Assessor da CNBB Reg. Nordeste 1

 

 

Última atualização: 24/12/2018 às 11:45:01
 

Notícias Relacionadas

22/03/2019    IGREJA E POLÍTICA
19/02/2019     O MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO 2019
13/02/2019    NOVA TÉCNICA CONTRA ALZHEIMER
27/01/2019    BULLYING É ALGO NOCIVO
03/01/2019    SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente este artigo

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br