Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Artigos

  27/07/2018 
DOM VITAL

Dom Vital analisa Cartilha de Orientação Política em vista das eleições 2018

 

 

Dom Vital analisa Cartilha de Orientação Política em vista das eleições 2018

Dentro do calendário eleitoral 2018, o período das convenções para escolha dos candidatos se estenderá até o dia 05 de agosto. É neste tempo em que os partidos definem os seus candidatos e, por isso, é importante conhecê-los, como também os seus partidos e os programas que defenderão junto à sociedade.

Neste contexto, produzida pelo regional Sul 2, Paraná, a cartilha de orientação política promove a leitura e o debate nas famílias, nas comunidades e na sociedade, bem como nas pastorais, movimentos, serviços, meios de comunicação social. Ela tem presente a palavra de Deus dada por São Paulo aos Romanos: “Alegres por causa da esperança” (Rm 12,12).

Bispo de Marabá, no Pará, dom Vital Corbellini

O bispo de Marabá, no Pará, dom Vital Corbellini escreveu um artigo sobre a cartilha em vista das eleições de 2018. Inicialmente, ele analisa que a mesma coloca a palavra do papa Francisco que diz que “necessitamos de ter bons políticos que possam antepor o bem comum aos seus interesses privados”, discurso feito pelo pontífice aos políticos latino-americanos, em dezembro de 2017.

A premissa do documento, segundo dom Vital, é a evangelização, missão da Igreja, pelo fato da Igreja não se identificar com nenhuma ideologia ou partido político, de modo que a cartilha é um subsídio destinado a eleitores e candidatos, grupos, comunidades e os meios de comunicação social.

“Quando a Igreja fala de política, compreende-a no sentido amplo do termo, pois a política tem a ver com os valores da paz, da justiça, do amor, no cuidado das pessoas seja da cidade, seja do campo, sobretudo dos pobres e da humanidade. Nós sabemos que a Igreja é orientada pelo evangelho de Jesus Cristo, enviado do Pai que movido pelo Espírito Santo evangelizou os pobres, curou os doentes, ressuscitou os mortos, expulsou os demônios e anunciou o Reino de Deus a todas as pessoas”, diz.

Na primeira parte da cartilha, dom Vital afirma que são colocadas preocupações como a crise ética onde se tem presentes a necessidade de as pessoas serem justas, honestas, respeitosas com os seus semelhantes. “No Brasil são diversos os relatos de crise ética porque ouvimos quase que diariamente, pelos noticiários regionais e nacionais, relatos de corrupção, sobretudo no mundo político e empresarial”, diz.

Cartilha de Orientação Política, do regional Sul 2

A cartilha insiste também, de acordo com ele, que o roubo e o desvio de verbas, que são recursos públicos levou o pais à uma crise ética, econômica e social. “Por isso faltam recursos para a educação, saúde, segurança, moradia e alimentação. Quem é mais sofre nesta situação? Não são os ricos, mas os pobres, os necessitados dos serviços públicos”, afirma dom Vital.

Com o título “Alegres por causa da esperança (Rm 12,12)”, dom Vital diz que a cartilha coloca a importância da esperança cristã que, segundo ele, faz acreditar num futuro com mais ética, justiça social, amor de verdade à causa do Reino. “A população está ansiosa e quer mudanças constantes. Quem sabe será a oportunidade de uma nova geração de parlamentares, de governantes, de pessoas que serão bem eleitas pelo povo e governarão bem a nação, dando atenção às prioridades nacionais, superando a corrupção e interesses pessoais”, questiona o bispo.

“Sabemos da importância da Ficha Limpa, que torna inelegível a pessoa por oito anos por causa da corrupção, é efetiva, barra um grande numero de candidatos não idôneos aos cargos públicos e federais. É claro que o grande protagonista das mudanças desejadas no Brasil é o povo, somos nós nos quais devemos trabalhar para que a política seja o bem comum para todos nos quais o Senhor Deus criou-a para que haja a superação da morte, isto é a vida, dom de Deus e missão de toda a humanidade”, finaliza dom Vital.

Confira o artigo completo do bispo.

A Cartilha

A cartilha foi produzida pela Igreja do Paraná a pedido da presidência da CNBB. O regional Sul 2 da CNBB (Paraná) é o responsável pela publicação e distribuição. Trata-se de um subsídio destinado a eleitores e candidatos, a grupos, comuni­dades e meios de comunicação, que visa orientar sem interferir indevidamente.

Acesse o link para compra.

Fonte: CNBB
Última atualização: 27/07/2018 às 07:52:18
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente este artigo

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br