Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Artigos

  12/06/2017 
NOTíCIAS - CNBB

Setor Universidades realiza Curso para Agentes de Pastoral Universitária

Com o objetivo de oferecer uma formação integral àqueles que já atuam como agentes de evangelização no âmbito universitário ou que desejam iniciar a experiência de Pastoral Universitária em sua Diocese ou IES, e ainda partilhar experiências de sucesso, o Setor Universidades promoveu no último final de semana (26, 27 e 28 de maio) a IV edição do Curso para Agentes de Pastoral Universitária, no Convento São Boaventura, em Campo Largo/PR.
O curso, que contou com 40 participantes vindos das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, teve por tema central a “Ação evangelizadora no ambiente universitário a partir do pontificado do Papa Francisco”, e começou com a celebração eucarística presidida pelo assessor nacional do Setor Universidades, padre Danilo Pinto dos Santos. Em seguida, Taciane Barros e Wellington Kihara, ambos da equipe de secretaria, desenvolveram uma dinâmica de apresentação dos participantes e apresentaram a Introdução ao Setor Universidades. Logo após, padre Danilo Pinto expôs a visão da Igreja e da Educação segundo Papa Francisco a partir da Evangelii Gaudium.
O sábado (27) também foi marcado por palestras concernentes às encíclicas do Papa Francisco e a ação pastoral na universidade, assim como pela apresentação de dados e reflexão de situações concretas. Na parte da manhã, após a celebração eucarística, com a contribuição do padre Danilo Pinto, os participantes tomaram conhecimento da realidade do Ensino Superior no Brasil a partir do Censo de Ensino Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Na sequência, sob a coordenação do padre Renato Alves foram analisados em grupos dois cases de desafios da Pastoral Universitária, a saber: “O seminarista é um agente de Pastoral?” e “Cultura do Bem viver: Universitários e Redes Sociais”.
Ainda no período da manhã o arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, se fez presente no evento e encorajou os participantes na continuidade deste importante trabalho de ação evangelizadora, destacando: “Vocês são protagonistas no areópago que é a universidade, eu não tenho respostas, mas tenho a impressão que vocês estando lá, com o testemunho vão suscitar perguntas secretas, àqueles que tem muitas respostas sem nenhuma pergunta. É importante que possamos proporcionar experiências de Fé e não religiosidade, visto que, o mercado da religiosidade é muito amplo. Lembrem que é muito fácil ser católico dentro da sacristia e dentro da igreja, mas crer fora de lá e especialmente nos ambientes acadêmicos, onde impera a ciência é preciso ter muita fé. Que não lhes falte o Espírito Santo!”
Para a primeira reflexão da tarde, a professora Larissa Menegatti apresentou uma visão sobre “Pastoral Universitária e Família, a partir da encíclica Amoris Laetitia”, destacando alguns dos desafios no contexto das famílias que influenciam a realidade universitária (função educativa, toxicodependência, violência doméstica, relações homoafetivas, questões de gênero, e outras), e a importância de que na atualidade seja superada a ideia de família ideal. Em suma, a professora destacou que a palavra-chave do documento é o “discernimento” e que a atitude inspiradora presente neste é a “misericórdia”.
Em seguida, o professor David Lorenzo conduziu o estudo “A misericórdia como inspiração para a presença da Igreja na universidade, a partir de Misericordiae Vultus”, evidenciando o papel das universidades na elaboração de um pensamento crítico, capaz de assegurar o respeito à condição humana, que liberte o homem através da sabedoria. Ressaltou a vivência da alteridade, no encontro com o Outro que nos impulsiona ao encontro com os outros, sem pretensões de superioridade, sem desrespeito à liberdade particular de cada um. Por fim apontou algumas pistas para a experiência da Igreja nas universidades à luz da misericórdia (o cultivo do Humanismo Cristão; estimulo da educação para e pela cidadania; propiciar um ambiente de respeito à liberdade e pluralidade de convicções.).
E por fim, o professor. Humberto Contreras apresentou aos participantes “Elementos de Laudato Sí para ação evangelizadora em âmbito universitário”, concluindo que a prática profissional/acadêmica, ainda que de forma inconsciente, se funde na experiência de fé.
Encerradas as atividades de formação, os participantes foram convidados a participar de um momento de espiritualidade inspirado na dinâmica da Comunidade de Taizé. O momento foi conduzido pelos colaboradores do Setor Universidades, Luana Kaminski e Valcir Moraes, e contou ainda com a colaboração dos Freis Franciscanos.
As atividades do dia foram encerradas com uma Confraternização Temática, que além da explanação da espiritualidade Franciscana, contou com apresentações culturais e comidas típicas do Paraná, como o tão esperado pinhão, milho-verde e cachorro-quente.
O último dia do evento (28), contou com a mesa redonda sobre os eixos da ação evangelizadora no ambiente universitário (Espiritualidade, Reflexão e Socioeducativo), mediada por Taciane Barros e com a participação dos professores David Lorenzo, Humberto Contreras e Larissa Menegatti, na qual foi possível identificar e sugerir ações à serem realizadas contemplando os eixos. Dando seguimento ao evento houve o Painel de Experiências Positivas de Pastoral Universitária, mediado pelo padre Renato Alves, no qual foram apresentadas as seguintes experiências: Caminhada Ecológica — PU Campo Limpo/SP; Cine Debate e Diálogo com as IES — PU Caetité/BA; Cursinho Renovação e Café com Fé — MUR Maringá/PR; Grupo de estudos Fé e Razão — PU SINOP/MT; Espiritualidade na Trilha — PUCPR (Curitiba); GOU FAE (Curitiba); Missão nos Setores — PU FAE (Curitiba); Missão Universitária e Missão Solidária Marista — Católica de Santa Catarina/SC; Núcleo de PU Paroquial — Curitiba/PR; Projeto Biomas — Pastoral Faculdade Bagozzi (Curitiba); Projeto Lectionautas.
No final da manhã padre Danilo aproveitou a oportunidade e partilhou outras atividades que serão realizadas pelo Setor Universidades neste ano, entre as quais está o IV Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos, que acontecerá de 7 a 10 de setembro, em Manaus/AM.
No encerramento do Curso padre Danilo agradeceu a presença de todos, animando-os a seguirem firmes na missão de evangelização e diálogo na universidade. E com a celebração da Eucaristia se concluiu a quarta edição do Curso para Agentes de Pastoral Universitária.

Fonte: www.cnbb.net.br
Última atualização: 12/06/2017 às 08:06:17
 

Notícias Relacionadas

19/10/2017    Representantes da CNBB e das POM encerram visita em Moçambique
13/10/2017    Prêmio Nobel da Paz 2017 põe em foco a luta pelo fim da utilização de armas nucleares
13/10/2017    Dia dos Professores: “São eles capazes de propor transformações importantes para o Brasil”
11/10/2017    Eleições 2018: vice-presidente da CNBB observa “busca do poder pelo poder”
11/10/2017    Papa:“Desemprego danifica a dignidade das pessoas e fere os valores fundamentais”
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente este artigo

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Felino Barroso, 405 -  Bairro de Fátima  •  CEP: 60050-130  •  Fortaleza - CE
Caixa Postal 126 / 60001-970  •  Fone/Fax: (85) 3252-4046

  www.igenio.com.br